Alma Tropeira

Ser tão paulistana é escolher. E aqui, como em outros lugares, não se pode ter tudo. Não se pode ver todos os espetáculos, nem assistir todos os shows, ou encarar todas as danças, ir a todos botecos. Embora dê vontade, a demanda é sempre maior. Talvez seja por isso que, por aqui, a gente aprende logo que algo sempre fica pra trás, que o jeito é ir pra frente, passar por cima mesmo, do jeito que for, engravatado ou de salto alto para quando os negócios não puderem parar.




Na sexta-feira passada (já tem uma semana!) eu escolhi deixar de ver a Banda Black Rio, que faria uma apresentação no Pompéia, para seguir caminho até o Villaggio Café - o café mais musical do Bixiga. Escolhi trocar uma boa mistura de funk, samba, jazz e ritmos brasileiros, pelo repertório caipira do Cláudio Lacerda. Ele havia prometido que seria uma noite animada, e eu encarei, meio com o pé atrás, porque Tristeza do Jeca era o tipo de música que, honestamente, minha alma não estava afim. Ainda bem que o caipira não é triste o tempo todo, porque assim o "homi" pôde cumprir com sua palavra, e em vez de deixar minha alma apenas lavada, ele também a deixou pra lá de tropeira.


Lá pelas tantas ele disse que era muito bom tocar na companhia de amigos, e arriscou uma poesia de Catulo da Paixão Cearense. Foi quando o café mais musical do Bixiga se tornou o retrato mais fiel do sertão. É que ninguém pode ser alegre o tempo todo. Foram 10 minutos em declamação, e muita gente achou pesado. Mas também a vida não é leveza todo o tempo, o que, para mim, deixou tudo bem adequado, e emocionante.


Eu sempre achei que só pode ser extremamente alegre quem chega ao extremo da tristeza, porque só dá pra sentir o oposto sabor da alegria sabendo o gosto de estar triste. E talvez seja por isso, pela alternância da alma lavada, da alma caipira e da alma tropeira que eu tenha achado este, o melhor show que eu vi do Cláudio, em que o homem e o músico estavam em plena sintonia. Tá, eu sou amiga, eu sou suspeita. Mas que foi lindo, isso foi. Uai!

______________
Villaggio Café - Praça Dom Orione, 298. Bixiga. (11) 32513730. Nomes que já passaram por lá: Zeca Baleiro, Aldir Blanc, Guinga, e muitos outros.
Adbox