DICA ESPECIAL: JOÃO BÁ



Poeta, ator, compositor e cantador, João Bá fez trabalhos em trilhas sonoras como no épico Lampião.

Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa
Dia 13 - sexta-feira, às 19h.
Ingressos: R$15 (a bilheteria abre com uma hora de antecedência)


Mais sobre o músico

Nascido em Crisópolis, na Bahia, o cantor João Bá atua no cenário da MPB há 52 anos. Pesquisador da cultura popular brasileira, traz nas suas poesias e melodias um canto de resistência da natureza, um jeito simples de louvar a terra, a vida, o respeito à história e memória nacional.
Tem mais de duzentas músicas compostas, diversas delas gravadas por artistas como Hermeto Paschoal, Almir Sater, Dércio Marques, e outros. Entre suas participações, destaca-se a que ocorreu no Festival da TV Tupi em 1979, com a música Facho de fogo, escrita em parceria com Vidal França e interpretada por Diana Pequeno.
Seu primeiro disco, Carrancas, lançado em 1988, contou com a participação de Hermeto Paschoal, Osvaldinho do Acordeom, Toninho Carrasqueira, entre outros. Em 1994, lançou seu segundo trabalho de estúdio, Carrancas II e, três anos depois, Ação dos Bacuraus Cantantes. Essas duas obras foram indicadas pelo MEC na Cartilha de Referencial Curricular Nacional Infantil - Volume 3. Em 2003, foi produzido o disco João Bá - 50 anos de carreira. Seu trabalho mais recente, Pica Pau Amarelo, saiu em 2004. Três faixas desse disco (Bicho-da-seda, Romance de Bartira e Abrolhos) foram incluídas na coletânea CD Aruanã, coletânea lançada pela Warner-Chapelli na Itália.
Em 2007, três canções de João Bá fizeram parte da trilha sonora do documentário Entre o mar e o sertão, sobre Glauber Rocha, exibido pelo canal Sesc TV. Também é um dos compositores da trilha sonora do documentário Nas terras do bem-virá, de Alexandre Rampazzo, ganhador da Menção Honrosa da 12ª. Edição do Festival É Tudo Verdade.
Atualmente, João Bá está em fase de produção de seu próximo álbum, que versará sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica, uma viagem musical inspirada na sua vivência pela baixada santista. No show, contará com a presença dos convidados Jica (percussão), Turcão (baixolão) e Gabriel Levy (acordeom).

Repertório:

Forró da Lua Cheia, Bicho da seda, Facho de fogo, Cacheira do Aracá, O menino e o Mar, Romance de Bartira, Beira de Mar, Serra da Canastra, Festa na Ribeira, Manacá da Serra, Abrolhos, Rede de Varanda
* Todas as músicas são composições de João Bá
Adbox