Cartola e Cida Moreira



Na janela de “dicas” da varanda deste sitio procuramos mostrar o melhor e mais verdadeiro da nossa cultura e que possam no, mínimo, emocionar. No próximo fim de semana há o “encontro” da Cida Moreira com o compositor Cartola para o show e lançamento do cd Angenor, no ano do centenário de nascimento do compositor.

Cartola só foi descobrir que não era Agenor de Oliveira no dia do seu casamento, quando descobriu que no registro de nascimento constava Angenor, por erro do escrivão.

Certa madrugada de 1956, o jornalista Sérgio Porto, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta, entrou num botequim de Ipanema e deparou com alguém que não lhe parecia estranho, apesar do aspecto maltratado: um negro magro, desdentado, de aparência pouco saudável. “Você não é o Cartola da Mangueira?”. Ante a resposta afirmativa, Sérgio abraçou, emocionado, o grande compositor, e se apresentou. Havia anos o procurava, e até desconfiava que ele já tivesse morrido. Soube então que Cartola tinha um emprego noturno de lavador de carros numa garagem da rua Visconde de Pirajá, e só tinha dado uma escapulida para tomar uma caninha por causa do frio. Tal era o estado de abandono em que se encontrava este que hoje é reconhecido como um dos maiores compositores da história do samba.

Perguntada sobre o que acrescentou à obra de Cartola Cida Moreira diz: "Não tenho pretensão de ter acrescentado nada ao Cartola. Ele é quem me acrescentou um mundo de belezas e delicadezas e dores e alegrias. Sou uma serva apenas."

E sobre o compositor:
"Musicalmente, Cartola é refinado harmonicamente. Ele tem uma construção melódica espantosa e desconcertante, além das palavras. Ah, as palavras... que continuam me encantando mais que tudo nesse mundo."

Cida Moreira -Show de lançamento do CD Angenor

04 de Julho - Sexta Feira às 21 h
Participações especiais de Alaide Costa e Zé Luiz Mazziotti

05 de Julho - Sábado às 21 h
Participações especiais de Célia e Márcia Castro

06 de Julho - Domingo às 19 hs
Participações especiais de Zélia Duncan e Hélio Flanders

Auditório Ibirapuera: Avenida Pedro Alvares Cabral s/n - Parque do Ibirapuera
Ingressos: 6846-6000


Adbox