Katya Teixeira no Empório Santa Helena (Armazém Mineiro em novo endereço!)

Empório Santa Helena, música de raíz em Embu das Artes

Andar com arte. Entre um berço de tradições, as caminhadas pelas vielas, ruelas, praças e igrejas têm sempre um quê a mais. No charmoso e colorido centro histórico de Embu das Artes, ao largo de tantas lendas que movimentam a antiga aldeia, das galerias de arte, dos móveis rústicos e das lojas de artesanato, o antigo Armazém Mineiro caminha tropeiro e, em nova morada (agora na Praça dos Jesuítas), é rebatizado e recebe a benção de Empório Santa Helena. A viola continua em tradição, com cachaças envelhecidas e toda esta mineirice que a gente se apega num tirinho. Lareira para as cantorias em dias de frio e para os outros dias uma voz afinada em melodias da cultura da gente, com cantos, encantos, e os causos - feitos pra arrematar - do Giba da Viola, parceiro, amigo, gente boa.

O casario colonial dá as boas-vindas. Para a música de raiz e muito mais. Um cancioneiro popular, um cordel de veredas, charangas, rabecas e violões. Caipiras ao leve sopro do vento, paulistanos que se põem a bailar, mamelucos, caboclos e jecas tatus. Uma melodia ao som dos pássaros, castanholas, flautas e bandolins. Um cantinho, uma viola e muito mais.

Vale Conferir!

DIA 29 DE NOVEMBRO, AS 21:30 - KÁTYA TEIXEIRA, MÚSICA DE VEREDAS!



Para os que chegarem mais cedo, a Feira de Artesanatos. Tem também uma grande variedade gastronômica de comida típica brasileira. Tem a lenda da Cobra e do Índio lá na capela de Nossa Senhora do Rosário, que vale a visita, a lenda do Tesouro do Lago, e aquela do Diabo, e a da Mãe D´Água, mulher moça formosa, cujo corpo da cintura para baixo tem forma de peixe e as mãos se assemelham às extremidades inferiores dos palmípedes, atrai os homens com sua faceirice e canto hipnótico.

E já que você está com tudo agendado, acompanhando a programação e coisa e tal, anote aí, para que não se perca no meio de tanta história do Brasil:

* Em 1939 e 1940, o conjunto jesuítico – que compreende a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a residência dos jesuítas – foi considerado Patrimônio Nacional e restaurado pelo SPHAN (atual IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

* Em 31 de janeiro de 1969 foi criada a Feira de Artes e Artesanato na frente da Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra. No decorrer de seus trinta e um anos de existência a Feira foi ocupando todas as ruas do Centro Histórico - agora Passeio das Artes. Paralelo ao desenvolvimento da Feira, foram surgindo as diversas lojas de artesanato, galerias de arte, antiquários e lojas de móveis rústicos artesanais, tornando a cidade conhecida por Embu das Artes.

* A tradicional Feira de Artes de Embu conta com uma grande variedade de produtos artesanais, obras de arte, e também o chamado “industrianato”. A Feira do Verde, que antigamente ocupava a Praça da Lagoa e agora está localizada na Rua Siqueira Campos, incrementa junto com as barracas de alimentos e bebidas, a diversidade de produtos oferecidos.
Adbox