"Viva Elpídio" na III Semana da Canção Brasileira

São Luiz do Paraitinga vem se configurando, nos últimos tempos, berço da cultura popular. Acontece de 21 a 27 de setembro de 2009 a 3ª Semana da Canção Brasileira, com uma programação vasta e interessante. Tem Barbatuques, tem Wisnik, Tata Fernandes, Cordel do Fogo Encantado, Almir Sater e Marisa e Oswaldinho Viana, entre outros. Então, se você não sabia o que fazer no seu próximo final de semana, agora já sabe!


OSWALDINHO E MARISA VIANA NA III SEMANA DA CANÇÃO BRASILEIRA
no SHOW VIVA ELPÍDIO!"

Comemorando o centenário de nascimento de Elpídio dos Santos, os compositores e intérpretes, Oswaldinho e Marisa Viana apresentam o show de seu mais recente CD “VIVA ELPÍDIO!”.

No repertório, canções ainda inéditas do homenageado, que fazem parte de uma vasta obra, de grande valor cultural brasileiro, além de alguns sucessos e músicas das trilhas dos filmes de Mazzaropi .

A pesquisa e a concepção do trabalho são de Marisa Viana.
Os arranjos e a direção musical de Oswaldinho Viana.

Acompanhando Marisa Viana (percussão de efeitos e voz) e Oswaldinho Viana (violão,violões de seis e doze cordas e voz), estão:Pratinha (flautas e bandolim), Gabriel Levy (acordeom), Ítalo Peron(violão de sete cordas) André Perine (baixo acústico) e Evaldo Correa (percussão).

“VIVA ELPÍDIO!” é uma homenagem calorosa, um verdadeiro brinde a esse inesquecível compositor brasileiro.

Endereço:Coretinho- Praça Euclides Vaz de Campos, s/nº. Calçadão.São Luiz do Paraitinga/SP.
Dia 26 de Setembro/2009.
Horário: 16H
Duração: 60 min.
www.omviana.com.br
www.myspace.com/oswaldinhoemarisaviana


Semana da Canção Brasileira (de 21 a 27 de setembro de 2009)
por Suzana Salles

"A Terceira Semana da Canção Brasileira está no ar! São sete dias inteiramente dedicados à reflexão sobre a canção, sua história, seus criadores e educadores. A cidade de São Luiz do Paraitinga, verdadeiro talismã da cultura musical brasileira, mais uma vez receberá compositores, pensadores, músicos, instrumentistas, professores, mestres, aprendizes, promovendo um dos maiores encontros musicais do país. Reafirmando suas bases iniciais, a Semana se aprofundará bastante na parte educacional/formadora , tanto de alunos como de professores , desta vez contemplando todas as escolas da cidade, mérito alcançado pela experiência de dois anos com a receptiva e sempre interessada rede luizense de ensino . O público terá oportunidade de assistir a um grande Festival de novos talentos, além de participar das aulas, oficinas, debates e shows de nomes consagrados. Para além da diversidade do cancioneiro brasileiro, propomos também um olhar especialmente carinhoso para a música caipira, pois 2009 é o ano do centenário de nascimento do grande compositor, maestro e músico luizense Elpídio dos Santos. Quem de nós não reconhece os singelos versos “fiz uma casinha branca lá no pé da serra pra nós dois morar...”? Pois é assim, rememorando, celebrando e vivendo os atuais caminhos da canção popular que convidamos vocês para a Terceira Semana da Canção Brasileira. Bem vindos a São Luiz do Paraitinga."
O Festival
por Chico Cesar, presidente do juri

"Amigos e colegas compositores, Está aberta a temporada de caça à canção. Neste ano tenho a honra de presidir o júri do Festival. É como organizar um sarau imenso (tarefa boa) e no fim ajudar a decidir pela premiação dos mais inspirados no lugar e no momento (tarefa difícil). Se pensarmos que é tudo questão de circunstância, torna-se mais leve e mais fácil a missão. É pois com alegria que abraço a incumbência, basicamente por saber que escutarei muita música boa e inédita na fase de seleção e que depois encontrarei maravilhosos compositores, músicos e intérpretes de todo o Brasil na bela e inspiradora São Luiz do Paraitinga. O prêmio maior é a Semana da Canção Brasileira, uma celebração e tanto para quem trabalha com esta arte de suporte tão delicado que é a própria memória coletiva. Todos ganhamos com sua realização. Enviem as canções, não importa o gênero. E nos encontraremos lá. Um abraço a todos."

A Programação
por Suzana Salles

"Olá a todos os amigos da Semana da Canção, colaboradores, artistas, professores, público, criançada: agradecemos muito pela paciência, sobretudo pela confiança, e temos o imenso prazer em colocar no ar a programação completa. Nesta corrida contra o tempo, alcançamos resultados antes impossíveis: toda a rede docente contemplada com aulas especiais sobre a História da Música Popular Brasileira; aulas-show específicas sobre temas importantes dentro do universo de nossa canção, como, por exemplo, Interpretação, Processo de Criação, Canção Erudita Brasileira; e, como sempre, grandes nomes da canção popular brasileira distribuídos pelos quatro simpáticos palcos montados na cidade de São Luiz do Paraitinga. Um show infantil extra, mais que especial, na manhã de terça-feira, para todos os alunos de todas as escolas, no coreto da praça Oswaldo Cruz. Em homenagem ao centenário do maior compositor luizense, consolidamos uma parceria inédita entre o Instituto Elpídio dos Santos e a Semana da Canção Brasileira. O Coletivo de Produção e eu sabemos que a expectativa era grande, e de nossa parte esperamos, de coração, conseguir preenchê-la com toda a qualidade que um evento deste porte demanda. São Luiz do Paraitinga nos demonstrou, com silêncio respeitoso, que simplesmente... aguardava. Isso só nos dava a medida da grande responsabilidade à qual nos lançamos todos os anos. Obrigada. Com vocês, a Terceira Semana da Canção Brasileira."

Clique aqui para ver a programação completa.
Adbox