Seu Criado, Obrigado

A filosofia popular ensina que alguns temas, a religião é um deles, não se discutem e este ensinamento é levado à sério no culto ao deus da atualidade. Seus fiéis adoradores estão em todos os países e independente de raça, cor, posição política, time de futebol, escola de samba, convivem em paz e o rebanho aumenta diariamente.

É o deus dos tempos modernos, popular e mundialmente conhecido como São Google. Também é verdade que, para não esquecer Nelson Rodrigues, lá pelos lados da China a resistência ao googleanismo faz lembrar os tempos de Roma do início da era cristã. São Google, o santo dos internautas, atende ao pedido de todos sempre com enorme rapidez e eficiência.
No início da segunda metade do século passado, a bem pouco tempo, o rádio era, possivelmente, a maior fonte de informação e entretenimento dos brasileiros. Havia um programa na Rádio Nacional do Rio, o Seu Criado Obrigado, que respondia perguntas enviadas pelos ouvintes. Para obter uma informação, uma resposta a uma dúvida ou uma curiosidade era preciso escrever uma carta, manuscrita, levar "no correio" e endereçar ao Rio de Janeiro. Tempos em que os correios não tinham, embora eficiente, a agilidade dos tempos atuais e o caminho era longo até chegar à Rádio Nacional.

Lá as fontes de pesquisa também eram difíceis e a carta, uma entre milhares, aguardava na fila até a informação ser obtida e a resposta ser dada no ar ao vivo na tardes de segunda, quarta e sexta logo após o Reporter Esso, a Cronica da Cidade e a rádio novela da tarde. Dona Judith, minha mãe, lembra que corria para arrumar a cozinha, por a roupa no varal a tempo de "não perder o programa".
A pergunta era feita pela secretaria Daisy Lúcidi: Benedita dos Santos, rua 55, número 91, Goiania, Goiás, quer dados estatísticos sobre o Maracanã. A reposta era dada por César Ladeira, o Seu Criado.

Outras: Benedito Cintra, Rua 7 de Setembro, 344, Sorocaba, São Paulo, procura saber: Quanto custou a descoberta da América; Silma Carvalho, Praça Nereu Ramos, 25 em Tijucas, Santa Catarina, quer saber: Qual a média de peso, comprimento e outros detalhes sobre a baleia adulta.

Lourival Marques era o respónsável pela pesquisa e redação.
Vozes lindíssimas. Tinham grande respeito, carinho e atenção para com os ouvintes. Era um dos programas de maior audiência na Era de Ouro do Rádio das rádio novelas, programas de auditório, musicais, humorísticos e jornalismo.
Seu Criado, Obrigado começou no ano de 1.951 e foi até por volta de 1.966. Com o enorme sucesso, atendendo aos pedidos dos ouvintes, foi publicado no ano de 1.963 o livro com perguntas, com nome e endereço dos ouvintes, e as respostas.

Fiz um pedido para São Google: dados estatísticos sobre o Maracanã. Ele respondeu em 26 segundos que existem 56.800 resultados que podem atender à minha pesquisa.

Seria mais difícil aprender, estudar?. Escrever (em português), sair de casa para levar ao correio, encontrar os amigos nas ruas (sem perigo de atropelamento), aguardar para se informar. conversar, trocar informações, revistas, livros. Seria mais difícil aprender ?.

" Escrever é uma recriação da vida, e, recriando a vida, eu me comunico. Não invento, não sou uma criadora, sou uma recriadora da vida. Esta é a marca mais viva de meu espírito junto à minha capacidade de dizer uma mentira." Cora Coralina

Adbox