Parque Trianon



Em uma das suas mais belas canções Chico, o Buarque de Holanda, escreve que “junto à minha rua havia um bosque, que um muro alto proibia, lá todo balão caia, toda maçã nascia e o dono do bosque não via”.

Aqui em Sampa junto a uma das suas mais conhecidas ruas, a Paulista, há um bosque que muitos dos seus donos, os moradores da cidade, também não vêem. Não tem um muro alto a proibir , tem grades que não impedem a visão e portões abertos. Não é conhecido como bosque e tem o nome de Parque Tenente Siqueira Campos conhecido e reconhecido por Trianon.


O nome bosque hoje é uma palavra em desuso e mesmo em cidades pequenas o nome de uso é parque. Naqueles tempos os bosques, com raras exceções, eram propriedades particulares, daí o muro alto a proibir, os governantes tinham a meta de modernizar as cidades com ruas e prédios modernos e geralmente com influências estrangeiras.

O Parque Tenente Siqueira Campos, o Trianon, foi criado em 1892, tem árvores ainda da época da Mata Atlantica, diversas espécies de aves e animais como os caxinguelês, pequenos esquilos, e sagüis. Fica em frente ao Museu de Arte Moderna e tem as suas principais entradas pela Avenida Paulista. Milhares de pessoas passam diariamente dentro dos ônibus e carros particulares sem tempo de olhar de lado. E isto sem contar outros milhares que passam “por baixo”, de Metrô, e ai não é mesmo possível. Tem uma área de quarenta e oito mil e seiscentos metros quadrados.

A Avenida Paulista, conhecida como a “mais Paulista das Avenidas, inaugurada no ano de 1891 é sede dos maiores bancos e empresas, tem vários hotéis, centros culturais, estações do Metrô e um variado comércio. Talvez por isso o Parque, mesmo com todo o seu tamanho, fique “acanhado” no meio de tanta grandiosidade e não seja percebido. A Natashia, nossa fiel leitora lá de Vitória, Espírito Santo, não imagina que no meio de tantos prédios e avenidas exista este oásis.

Se muitos não param para ver e também não conhecem muitos outros usam para um passeio relaxante, fugir do barulho das ruas, para ler, ou uma simples caminhada para “fazer o quilo” após o almoço ouvindo o som dos pássaros. A paz é muito grande, mesas, bancos e banheiro à disposição.



Adbox