TOP DEZ 2013!!!

Nós do ser-tão paulistano, sabiamente sob a régia batuta da Editora-Chefa Fernanda, a cada final de ano elegemos os TOP DEZ! Estamos antenados, pois, como se sabe, desde que o mundo é mundo, aos finais de ano, a mídia em geral elege as figuras mais representativas da sociedade nas artes, na política, nos esportes, nas ciências, nos negócios.
Nossos TOP DEZ, seguindo a proposta do blog ser-tão paulistano, destacamos dez personalidades e/ou entidades que foram importantes para a vida cultural ou que colaboram para a vida cultural de nossa cidade. O blog, quem o segue conhece, procura dar espaço para artistas e personalidade que não encontram espaço noutros meios.
Segue abaixo, nossa singela homenagem, nossos TOP DEZ. A ordem é aleatória, se pudéssemos representar graficamente, todos estariam na primeira posição. Dez figuras representativas, famosas ou não, mas que são exemplares, importantes no geral e no particular, reprodutores que são de idéias e conceitos de um mundo que certamente pode ser melhor, sempre:
João Bá:
no ano em que completou 80 anos e tendo superado alguns probleminhas básicos de saúde, João Bá, o Bacurau cantante, brilhou. Continua mais ativo do que nunca, fazendo shows e discos, divulgando a cultura brasileira, sempre levando consigo uma multidão de artistas amigos: parceiros, fãs e admiradores confundem-se em torno dele.
Kátya Teixeira e Luiz Salgado:
“Duas aves cantadeiras”, nas palavras corretas de Consuelo de Paula. Luiz Salgado e Kátya Teixeira somaram talento artístico e a dedicação de sérios pesquisadores para contar a história musical de 2Mares, o português e o brasileiro.
Osvaldo Higa e Soninha Gomes:
muita gente reuniu esforço e dedicação para evitar que o tradicional espaço cultural conhecido como Bar do Frango perdesse espaço para a especulação imobiliária. São dezenas de seres abnegados, generosos, que acreditaram na causa, mas gostaria de mencionar duas pessoas que simbolizaram a luta. Destaquemos Soninha Gomes e Osvaldo Higa, sempre presentes, sempre simpáticos, incansáveis.
Consuelo de Paula:
no ano em que completou 15 anos do lançamento de Samba Seresta & Baião, Consuelo fez alguns shows. Assisti a dois, um com a Orquestra de Cordas, de Curitiba, outro solo. Duas experiências distintas e fascinantes: com a Orquestra, a harmonia, a generosidade, as afinidades que prevalecem muito além dos acordes; no show solo, a ousadia, a entrega, a cumplicidade com o público, o toque forte do tambor, a maciez e delicadeza ao cantar o amor, o batuque, a luta. É Consuelo, que une o sertão, o mar, a cidade; a viola caipira ao piano clássico!
Chico Branco:
Francisco José Soares, tornado Chico Branco! E todos concordamos que é Chico Luz, brilhante compositor e violonista. Algumas de suas composições são clássicos do cancioneiro brasileiro. Oiçam Maria Tereza e Geraes e A Voz da Terra. Este ano tivemos a ventura de ver Chico dividindo o palco com Katya Teixeira e foi bom demais! Queremos mais, queremos mais shows e o CD.
A família Couteiro/ Moraes:
o violão de 8 cordas de Ney Couteiro vale uma orquestra; a voz de Sabah Moraes vale um Coral completo. E os dois juntos? Imagine-se! Fazem shows, discos, ensinam, criam com amor e carinho uma linda prole!
Levi Ramiro:
luthier, contador de causo, cantor, cantador, violeiro; o que mais? Levi Ramiro é uma usina criativa. Nem bem curtimos o Cd “Prosa na Base do Ponteio, um clássico gênero e eis que o moço de Pirajuí já tem no embornal um novo trabalho a prometer muito e mais um pouco...
Nicanor Jacinto dos Santos:
o documentarista independente dos artistas independentes. Nicanor Jacinto se desdobra e se multiplica nas noites paulistanas registrando em vídeo apresentações dos nossos artistas e divulgando via internet. Nicanor deve ter vários clones, pois atua desde a Vila Madalena até os extremos da Zona Leste! Salve salve!
Barbatuques:
música é vida, é ritmo, é corpo. O Grupo Barbatuques leva esses conceitos e essas verdades ao pé da letra, transformando o corpo em instrumento musicai. Com eles, o corpo canta, fala, toca! Um lindo trabalho, reconhecido no Brasil e mundo afora, uma rara uninimidade inteligente. Sua atuação é um verdadeiro Hino à Cristividade.
Caipirapurú:
Há 12 anos (este ano é o 13º) que a última semana do ano é dedicada ao Caipirapurú, festival idealizado pelo violeiro e filho da terra de Irapurú, Julio Santin, no extremo oeste paulista. Reúne músicos da terra e convidados. Prosa á volta do fogo, comidas típicas e, claro, muita moda, muita musga! Parabens, violeiro Julio santin, nosso conterrâneo! Obrigado por colocar nossa aldeia na ordem do dia!
...e teríamos muito mais a mencionar, a mostrar, pois, uma constelação de astros nos ilumina, tornam nosso dia-a-dia mais bonito, mais humano, mais rico, enfim! São dezenas de artistas e pessoas especiais que não foram citados, mas que tem lugar cativo em nossos corações e mentes. Menção super honrosa a Wilson Dias, Paulo Freire, Ana Salvagni, Graziela Hessel, professor Meramolim, Lucas Mandetta, Cássia Maria e as Vozes Bugras, Rolando Boldrin,Antonio Pereira,Sakae Tokumoto (artista plástico) Walter Lajes, Kell Lira, Marcos Quinan, Sapiranga, Antonio João Galba, Pedro Antonio (Mina das Minas),Oswaldinho e Marisa Vianna, Karina França, Paulo Cesar Nunes (poeta), Ricardo Vignini e Zé Helder, Nanah Correa, Gabriel Levy, Roberto Bach, Socorro Lira Inezita Barroso, Fernanda de Aragão, Tatau, Giba da Viola, et etc!!!
Adbox