GRAZIELLA HESSEL NO BAR DO FRANGO




No próximo sábado, dia 6  de maio, quem for ao Bar do Frango vai presenciar um exemplo vivo do  sincretismo musical e cultural paulistano: numa breve pausa em suas atividades a cantora, compositora e projetista cultural, Graziella Hessel, se apresentará no local, acompanhada pelo violonista Lucas Tokumoto e o gaitista  Adriano Adiala (gentilmente cedido pela Produtora Agua Grande).

Graziella é uma artista atemporal. Em qualquer época que tivesse nascido, em qualquer lugar, decididamente seu destino seria um só: artista por natureza e oficio. Sua marca registrada é um profundo e sincero amor pela arte. Sua apurada técnica vocal, é um recurso expressivo que remete à tradição bem brasileira das grandes vozes femininas: O timbre jazzístico, muito apropriado ao improviso, a faz navegar com segurança pelo cancioneiro nacional e seus multos sotaques. Quem for ao Bar do Frango no próximo dia 06 terá a fortuna de ouvi-la interpretando um variado leque de compositores – Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Eduardo Gudin, Milton Nascimento, Dolores Duran, Maysa - além de composições de sua própria lavra.



Seu CD solo “Grazie a Dio”, com letras do poeta e jornalista Diorindo Lopes e arranjos do músico e compositor Edson Tobinaga, é exemplo vivo de sua versatilidade e cuidado apurado com a poética.

Ao longo de sua carreira, participou de diversos projetos idealizados por ela que nos remetem a momentos importantes da musica brasileira. Alguns deles:
- Tempos e Terras Brasileiras
- A Noite do Meu Bem
- Frutos da Garoa
- Chuva de Vinicius
- Mais Maysa...


Apresenta-se em espaços universitários, eventos patrocinados pela Prefeitura de São Paulo, Unidades do SESC, Centros Culturais, Bibliotecas, Escolas, Casas Noturnas, etc.

Merece destaque o importante trabalho pedagógico que realiza, fruto de sua experiência como professora e formação acadêmica em canto e violão popular e canto-coral. Seu trabalho é todo voltado para a comunidade menos assistida: Corais Populares, Oficinas de Canto/Violão e Musicalização Infantil. São freqüentes suas apresentações com os respectivos grupos em Escolas, ONGs, Hospitais, entre eles, o Projeto Arquimedes/Talentos Especiais (SECSP), CESCLA (Santa Casa), CEU Rosa da China, NCIs (SMADS), etc.







OS CONVIDADOS:

ADRIANO ADIALA: Artista exclusivo da Produtora Água Grande, o gaitista carioca é um músico, cantor, compositor e instrumentista (harmonicista) que há 30 anos realiza espetáculos musicais em diversos países, divulgando a produção musical brasileira. Um artista sensível e com a consciência do valor da nossa arte musical, Adriano segue a rara linhagem de instrumentistas da harmônica cromática (gaita de boca), cujo exemplo vivo mais conhecido é o saudoso mestre Edu da Gaita, dono de um estilo que realizou uma perfeita sincronia entre o Jazz, a MPB e a Bossa Nova.
Em 1998, após mudar-se para Minas Gerais, criou o projeto “Meninos Gaitistas do Brasil”, dedicado à formação de crianças em áreas de complexidade social.
Ao retornar ao Rio de Janeiro em 2003, Adriano trouxe na bagagem o acúmulo de vivências e experiências com o desenvolvimento do projeto. Realizou turnês pela Europa com o espetáculo “Artesanato Brasileiro”, homônimo de seu CD solo, em que interpreta canções de grandes compositores da música brasileira.



LUCAS TOKUMOTO: o jovem violonista percorre com segurança os vários territórios onde reina o violão brasileiro, desde o  popular ao gosto dos cantores da noite aos complexos arranjos das canções de Chico Buarque e Guinga, por exemplo. Foi aluno do compositor e violonista Chico Branco, estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo e  no tradicional Conservatório Municipal de Tatuí. Recentemente estudou com o mestre Luizinho Sete Cordas. Quem o ouve, já nos primeiros acordes reconhece o inconfundível fraseado tipicamente brasileiro, nos levando diretamente a Dilermando, Garoto ou João Pernambuco, bambas do violão, navegantes lépidos entre o popular e erudito.



O LUGAR:

Já falamos noutras ocasiões sobre o famoso Bar do Frango – “aquele que é para poucos” – mas nunca é demais mencionar sua importância para a cultura musical paulistana. Está encravado no coração da Zona Leste, importante referência, sob vários pontos de vistas, notadamente  cultural.
Não é coincidência, é mais do que simbólico: uma confluência de fatores constrói a história do Bar do Frango, lugar extremamente querido por seus freqüentadores, que ali se sentem literalmente em casa. Dizer que o Bar do Frango, do Tatau e de todos nós que o apreciamos, é um nicho de resistência cultural pode soar um tanto presunçoso, além de resvalar em outro perigo, o do mero clichê. Todo cuidado é pouco para não perder pé na confusa realidade que nos cerca nesses incertos tempos cinzentos.

Quem chega ao Bar do Frango, de imediato percebe que por lá nada é cinza ou incerto. Quem adentra seu espaço, com suas cadeiras e mesas de madeira e sua decoração caótica, cosmopolita, de um modo ou de outro se sente em casa, se sente no Brasil, num Brasil mestiço, vibrante e sobretudo alegre e cordial, onde a esperança é uma luz num horizonte possível.  



O Bar do Frango, nos seus mais de 20 anos de existência e resistência pode ser considerado um microcosmo da Zona Leste de São Paulo, sua imensa variedade cultural, um imenso mosaico que abriga desde Centro de Tradições Nordestinas à música de vanguarda altamente sofisticada; do experimentalismo de Arrigo Barnabé, às invenções criativas do Isca de Policia ao blues de sotaque paulistano de Edvaldo Santana.

O Bar do Frango sintetiza tudo isso: visões do Planalto de Piratininga,  do Cerrado, do Sertão e do Mar!


SERVIÇO

O Bar do Frango está localizado na Av.São Lucas, 479.
Referências: Av do Oratório, 2.300, Av Luiz Ignacio de Anhaia Melo, altura do nº 5.000
Aceita cartão de débito.

Entrada Franca
Adbox