Mostra da Cultura Caipira

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) promovem a partir de hoje, até 6 de julho, a mostra "Cultura Caipira".
Serão exibidos 15 filmes, entre eles "A Marvada Carne" (1985), de André Klotzel, e "Cafundó" (2005), dirigido por Paulo Betti.
O recordista de bilheteria "Dois Filhos de Francisco" (2005), de Breno Silveira, sobre a vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, também está na programação. O ciclo lançará ainda o documentário "Mazzaropi: Feição e Prosa", de Luiz Otávio de Santi, sobre o grande realizador de filmes populares. Dois deles, "Tristezas do Jeca" e "Aventuras de Pedro Malazartes", de 1960, fazem parte do mostra. "Cultura Caipira" terá quatro debates, dois realizados em São Paulo e dois em Brasília. Faz parte do evento uma apresentação gratuita do cantor e compositor Renato Teixeira, nesta quinta, no CCSP. Senhas para as sessões, gratuitas, devem ser retiradas a partir das 10h, no dia da exibição.

Fernanda Torres em "Marvada Carne" de 1.985 que faz parte do ciclo.


Informações: www.bb.com.br/cultura e www.centrocultural.sp.gov.br.


Fonte: Folha de São Paulo



2 comentários:

  1. Anderson H. disse...:

    a marvada carne é muito bom!

  1. joca disse...:

    ...inda onti, na minha unidade de trabaio, fizeram uma "festa junina", bem do jeito urbano-muderno de se fazer essas coisa: fogueira de plástico, dupla caipira com playback e algumas figuras fantasiadas de "caipira", com bigodes de carvão, mocinhas com vestidinhos de chita, homens com chapéu-di-paia, etc. Apesar das caricaturas "absurdas" - que me impediram de entrar na dança! - ñão deixei de pensar na força da cultura caipira no imaginário das gentes do ser-tão... De algum modo, é um traço de nossa identidade, valorizado, mesmo que de modo canhestro. Essa amostra vem bem a calhar: quem sabe não consiga convencer algumas pessoas a tomarem contato com a cultura caipira, de forma mais séria?

Postar um comentário

 
Ser-Tão Paulistano Copyright © 2010 - 2011 Template Oficial Versão 2 | Desenvolvido por Iago Melanias.