DEO LOPES NO BAR DO FRANGO

Povo do ser-tão paulistano: no próximo 18 de julho, o cantor e compositor Deo Lopes estará no Bar do Frango, do Tatau – aquele “...que é para poucos...”, pois lá sempre está a nata de nossa cultura musical. O Menestrel estará apresentando seu trabalho mais recente, O Contador de Canções.




Desde meados da década de 1980 que o pessoal que acompanha a música brasileira de qualidade, se acostumou a conhecer Deo Lopes, cantador de voz cristalina, lírica, inconfundível. Suas belas composições sempre emolduradas por arranjos simples, contudo elegantes, garantiram seu nome inscrito entre os artistas mais representativos de uma MPB de alta qualidade, porém, longe dos holofotes da grande mídia, dos grandes esquemas que todos conhecemos... Porém, ficou vívidas em nossas memórias composições como a antológica “Canção Pra Porto Seguro”, libelo denunciante da especulação imobiliária, sanha desvairada e insana no primevo paraíso brasileiro, muito antes de tais apelos virarem moda, pois as canções em louvor da natureza, do amor e de esperança, eram coisas que sempre fez desde menino, lá pras bandas de Santo Antonio da Alegria, onde nasceu... Eis o título de outra bela canção, que marcou época: Eterno Menino, feita a medida pra Dércio Marques e outros tantos “meninos da vida”!

Desde l980, vem registrando seus trabalhos: em Lps e Cds: VOAR-1980; CANTICORDA-1982, em parceria com o violonista argentino, JUAN FALÚ, mestre Zé Gomes e o Grupo Quintessência, entre outros! ; CERTOS CAMINHOS-1984; RELAÇÃO NATURAL-1988; NOITE CHEIA DE ESTRELAS-1993; TESOUROS DA TERRA-1998 – coletânea em CD; LEVANTA POEIRA com o TREM DA VIRAÇÃO-2004; e CHEGA JUNTO com o TREM DA VIRAÇÃO 2008, esses dois últimos, em CD. Os trabalhos em vinil são raridades de sortudos de colecionadores.

Há pouco mais de dez anos, Deo formou o grupo Trem da Viração e com o mesmo vem divulgando a cultura regional brasileira com um repertório alegre e dançante. Desse projeto, destaque para a música-título, Trem da Viração e Oriundo Zé Monteiro, registrada também pelo grande Levi Ramiro, no seu CD Nosso Quintal.

O Bar do Frango fica logo ali, na Av. São Lucas. Recorro ao meu guru, mestre Zé Maria, o maior conhecedor das veredas desse sertão, que nos dá a dica de como chegar ao aprazível lugar::

Serviço: Neste sábado dia dezoito de julho. Não tem couvert e consumação mínima. Ali no número cinco mil da Luiz Inácio de Anhaia Melo começa a Avenida São Lucas, o número é o quatro sete nove. Se esquecer o número é tranquilo. Passando a Igreja, metros depois avista-se pracinha e o inconfundível Jeep mil novecentos e pouco, do Tatau.
Adbox