Cora Coralina

Poesias de Cora Coralina são tema de exposição no Museu da Língua

Cora Coralina. Foto: Divulgação
O Museu da Língua Portuguesa inaugura, no dia 29 de setembro, a exposição Cora Coralina – Coração do Brasil em comemoração aos 120 anos do nascimento da poeta. A mostra, produzida pelos Governos do Estado de São Paulo e de Goiás, tem curadoria de Júlia Peregrino e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara e ficará em cartaz até 13 de dezembro, no saguão do segundo andar do museu.




Cora Coralina – pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas – nasceu na cidade de Goiás, em 20 de agosto de 1889. Doceira por profissão, Cora produziu obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro. Após casar-se com o advogado Cantídio Tolentino Bretas, em 1910, mudou-se para o interior de São Paulo, onde viveu por 45 anos. Em 1956, retornou para Goiânia, onde morreu em 1985. Sua casa na cidade de Goiás foi transformada em um museu que conta sua história e guarda sua produção literária, eternizada em livros como Estórias da casa velha da ponte, Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais e O tesouro da casa velha.

A exposição apresenta ao visitante alguns detalhes da vida e da residência de Cora, reunidos em um grande painel com imagens do universo da poeta. O acervo pertence ao Museu Casa de Cora Coralina e à sua filha, Vicência Bretas Tahan. Muitos documentos estão expostos pela primeira vez em São Paulo, como manuscritos, cartas, livros, recortes de jornais, revistas e fotografias. Entre eles, destaca-se um caderno usado por Cora para colar fotos de Goiás, com um poema para cada imagem. O cenário lembra as velhas janelas coloniais e os balaústres da ponte que fica ao lado da casa da poeta.

Cora Coralina – Coração do Brasil
De 29/9 a 13/12, 10h às 17h
Das 10h às 22h, na última terça-feira do mês
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
(11) 3326-0775
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Ingresso: R$ 6,00 (pagamento somente em dinheiro).
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade e idosos pagam meia-entrada.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Ser-Tão Paulistano Copyright © 2010 - 2011 Template Oficial Versão 2 | Desenvolvido por Iago Melanias.