AS PERDAS DE SÃO LUIZ





Tomo a liberdade, com a licença da Editora-Chefa premiadíssima e do guru ZéMaria, além de mestre Giba da Viola e demais autoridades em São Luiz do Paraitinga, de reproduzir abaixo uma singela mensagem encaminhada para minha caixa postal pela Beatriz Ramsthaler, a nossa "Bia", agitadora cultural conhecida de muita gente que circula pelas sendas do nosso Ser-tão Paulistano.

Dentre os muitos pecados que tenho nas costas, um deles certamente foi sempre adiar pelos motivos mais fúteis ou prosáicos a minha visita à São Luiz, mesmo sabedor da importancia fundamental dessa cidade para a cultura paulista e brasileira; cheguei a arriar o meu cavalo, o famoso Murzelo Alazão para ir até lá, mas a última hora, um defeito na ferradura impediu a viagem, mesmo sob os protestos do Murzelo, que insistia em seguir, mesmo com o defeito na ferradura...


Segue abaixo a reprodução na íntegra da carta da Bia, feita com sua autorização e a sempre ceerteza de que o valor principal - a cultura impressa na alma - jamais será destruído. São Luiz se reeguerá!



AS PERDAS DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA


É triste assistir a imagem de Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga vindo abaixo e ver aquela cidade histórica totalmente mergulhada debaixo da água de um rio que subiu 10 metros !!! Conheço São Luiz de muitas histórias... E tenho muitos amigos por lá!
Adorava encontrar o Antonio Nóbrega pelas ruas, que assim como nós assistia as Folias de Reis, do Divino, as Congadas, Moçambiques... Adorava ouvir as folias tocando dentro da Igreja Matriz (essa mesma que veio abaixo)... Adorava ir à casa do Elpídio dos Santos e visitar dona Cinira (sua esposa), ouvir seus causos e tomar um café com ela... Ver aqueles bonecões enormes que saem nas festas populares da cidade... Elpídio era o autor preferido para as trilhas sonoras dos filmes do Mazzaropi.
As notícias de hoje são de que 80% do centro histórico da cidade está totalmente perdido... A importância de São Luiz para a cultura paulista??? Guardando as devidas proporções, é como Ouro Preto para Minas Gerais... Diz-se que a prefeita, ao ser contatada pelo Governo do Estado quando então perguntaram se ela precisava de alguma coisa, respondeu: “sim, preciso de uma cidade”.
Que São Luiz consiga se reconstruir... Nunca mais será a mesma porque os casarões do Século XIX não serão os mesmos... Mas que São Luiz consiga voltar a respirar cultura...
E que viva Elpídio, Cinira, Paranga... E que viva os bonecões, os carnavais de marchinhas e os São João tradicionais da cidade!
E que se possa voltar a encontrar o Nóbrega sorrindo por lá...

BIA RAMSTHALER
Transcrevo abaixo os versos de "São Luis", do grande compositor e cantador Antonio Pereira. Que São Luis e Todos os Santos e todos se unam por Paraitinga.
SÃO LUIS (Antonio Pereira, de Manaus)
Quando olhei pra terra fria
Sem fogueira eu só quis
Me apegar com o velho lua
São Gonzaga, São Luis
Ah, meu boi, cadê tua renda
Tua prenda, boi me diz
São Luis, só tu desvenda
São Gonzaga, São Luis
Vou-me embora, boi
Me entenda
Na palma de minha mão
São Luis deixou um mote
Pra aboiar com São João
Adbox