Carnaval em Santana de Parnaíba e outros






Já confirmamos que este ano será resgatado o carnaval de São Luis do Paraitinga de 2011 e suas marchinhas. Carnaval delicioso que ano passado foi derrotado pela enchente! Bora lá gente, que esse ano a coisa engrana de novo!

Veja as programações abaixo:
Carnaval de Santana de Parnaíba (2011)
Carnaval de Pirapora de Bom Jesus (2011)
Carnaval da Vila de Paranapiacaba (2011)
Carnaval de São Luis do Paraitinga (2011)

Monte sua agenda e caia na folia!

Programação Carnaval de Santana de Parnaíba de 2011


Mais perto de São Paulo, pelas imediações, algumas cidades também investem em seus carnavais. Uma das tradicionais folias é o carnaval de Santana de Parnaíba. Confira a programação:

Sexta -Feira 04/03/2011
- 23:00hs - Abertura oficial do evento com a Noite dos Fantasmas.

Sábado 05/03/2011
- 15:00hs - Bloco Galo do Meio Dia
- 18:00hs - Bloco Bar To Beleza
- 20:00hs - Bloco Berro da Noite do Sexo Forte

Domingo 06/03/2011
- 14:00hs - Bloco Mocidade do São Luiz
- 18:00hs - Desfile das Escolas de Samba

Segunda 07/03/2011
- 14:00hs - Bloco Vai Quem Ké
- 17:00hs - Bloco Alegria dos Coroas
- 19:00hs - Bloco Nossa Cara

Terça-Feira 08/03/2011
- 14:00hs - Bloco Praieiros
- 18:00hs - Desfile das Escolas de Samba

Programação Carnaval de Pirapora de Bom Jesus de 2011


Sempre uma delícia o carnaval de Santana de Parnaíba, recomendo! Perto de lá, em Pirapora de Bom Jesus, um carnaval que nunca fui, mas que promete. Cidade berço do sampa paulista, o carnaval esse ano homeganeia várias identidades regionais, dentre elas: o Bumba Meu Boi, o Frevo, o Maracatu, as festas juninas de Paraíba, as tradições de São Luis do Paraitinga e outras manifestações culturais importantes do Brasil. Os espaços serão decorados identificando uma localidade, com muita chita, fitas coloridas, sombrinhas de frevo, flores e outros símbolos. Confira a Programação:

Quarta-feira 2/03
23h00 – Bloco do Osso – Comboio do Inferno

Quinta-feira 03/03
22h00 – Bloco Gato Preto – Trio Elétrico

Sexta-feira – 04/03
20h00 – Abertura oficial do carnaval
20h30 – Grupo Folclórico e Cultural Vovô da Serra do Japi
21h00 – Apresentação do Grupo Revelação de Capoeira
21h30 – Concurso na Passarela do Samba em frente ao Clube Municipal para a escolha da corte do Carnaval Folia Brasileira (Rei Momo, Rainha e Princesas)
23h00 – Baile de carnaval no Clube Municipal com banda ao vivo

Sábado – 05/03
13h00 – Matinê infantil no Clube Municipal com banda ao vivo
13h00 / 17h00 – Grupo Samba de Lenço Dona Aurora do Município de Louveira na Casa do Samba
14h00 – Trio elétrico “Pira mais não para”
18h00 – Bloco Lata Velha
20h00 – “Bloco do Guaiú”
21h00 – Escolha da Rainha Gay
23h00 – Baile no Clube Municipal com banda ao vivo
Trio elétrico na Avenida Jundiaí com banda e DJ

Domingo – 06/03
13h00/17h00 – Grupo Samba de Lenço de Mauá, Grupo de Samba de Bumbo Honorato Missé na Casa do Samba (Samba de Roda)
13h00 – Trio elétrico “Família Stylosos do Paiol
15h00 – Concurso de Fantasia Individual, categorias luxo e originalidade, modalidades individual, dupla e bloco.
17h00 – Trio elétrico “Xeralata”
20h00 – Desfile do Bloco Carnavalesco “Mocidade Independente do Padre Chico”
21h00 – Desfile do Bloco Carnavalesco “Unidos da Toca da Bugra”
23h00 – Baile no Clube Municipal com banda ao vivo
Trio elétrico na Avenida Jundiaí com banda e DJ

Segunda-feira 07/03
13h00 – Matinê infantil no Clube Municipal
13h00/17h00 – Samba de Bumbo Honorato Missé (Samba de Roda) na Casa do Samba
15h00 – Bloco Praieiro
16h00 – Trio elétrico “Batom na Boca”
20h00 – Grupo Folclórico e Cultural Vovô da Serra do Japi
20h30 – Concurso Fantasia Adulto nas categorias Luxo e Originalidade e nas modalidades individual, dupla e Bloco
23h00 – Baile no Clube Municipal com banda ao vivo
Trio elétrico na Avenida Jundiaí com banda e DJ

Terça-feira 08/03
13h00 – Matinê infantil no Clube Municipal com banda ao vivo
16h00 – Trio elétrico “Levanta Poeira”
20h00 – Desfile do Bloco Carnavalesco “Mocidade Independente do Padre Chico” em frente ao Clube Municipal
21h00 – Desfile do Bloco Carnavalesco “Unidos da Toca da Bugra”
23h00 – Baile no Clube Municipal com banda ao vivo
Trio elétrico na Avenida Jundiaí com banda e DJ

Programação da Casa do Samba

- Apresentação de grupos folclóricos
- Apresentação do Samba de Roda de Pirapora
- Tradicional “canja de ressaca” todos os dias após os bailes no clube municipal.

Essa tradição surgiu junto com os primeiros bailes carnavalescos de Pirapora do Bom Jesus na década de 1970.

Pirapora do Bom Jesus guarda uma rica memória da cultura popular. A pequena e aconchegante cidade da região oeste ostenta orgulhosa o título de ser o berço do samba de roda, ou samba paulista, ou ainda, samba caipira.

A relação de Pirapora do Bom Jesus com o Samba remonta à sua própria origem. Pirapora era uma antiga fazenda pertencente à Santana de Parnaíba. Em 1730, os escravos da fazenda, encontram a imagem de Bom Jesus às margens do rio Tietê e a cidade foi fundada. A partir dali, vários milagres foram atribuídos ao santo atraindo multidões de fiéis e até hoje Pirapora ostenta o título de Primeiro Santuário Cristocêntrico do País e segunda cidade religiosa mais visitada, atrás apenas de Aparecida do Norte.

Na época, os fazendeiros visitavam Pirapora atraídos pela fé ao santo e deixavam seus escravos num terreno próximo. Ali, eles faziam seus cantos e seus rituais. Mesmo após a abolição, os negros continuavam visitando a cidade e rezando, do seu jeito, nos galpões construídos nas proximidades da Igreja. Tocavam cuíca, zabumba, chocalho, pandeiros e bumbo e cantavam versos improvisados. Era o nascimento do samba de roda ou, como Mário de Andrade o chamou na sua passagem pela cidade: “samba rural paulista”, uma mistura de ritmo africano, dança e louvor ao santo padroeiro.

Quem ajuda a manter viva a tradição é o Grupo Samba de Roda, liderado por Dona Maria Esther, que com mais de 80 anos não perde “o rebolado”. Para ajudar a preservar a história, a cidade conta com o Espaço do Samba Paulista Vivo, sempre com programação cultural agitada.

Programação Carnaval da Vila de Paranapiacaba de 2011

Baile de Máscaras

Antigas marchinhas de carnaval vão animar o baile de máscaras em Paranapiacaba, na Grande São Paulo, na noite de segunda-feira. A entrada é gratuita e, segundo os organizadores, os foliões têm apenas que caprichar nas máscaras. A matinê acontece das 14 às 17h. Já o tradicional Baile de Máscaras será das 18h30 às 22h, no Clube União Lyra-Serrano (rua Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa)

Além da Banda, que terá repertório com clássicas canções, como Alá-Lá-Ô, A Jardineira, Apareceu a Margarida, Mamãe eu quero e a Marcha da Cueca, o 2º Baile de Máscaras do Carnaval de Paranapiacaba será animado pela Turma do Funil. A festa é indicada para maiores de 18 anos ou menores acompanhados pelos responsáveis. A matinê terá entrada para a criançada de até 12 anos.

Antes das festas de salão, na segunda-feira às 13h, os tamborins começam a esquentar o Carnaval de Paranapiacaba. As escolas G.R.C.E.S. Mocidade Independente Cidade São Jorge, G.R.C. Escola de Samba Tradição de Ouro e a Corte do Carnaval 2011 de Santo André levarão 100 integrantes para invadir as ruas da charmosa Vila. Os sambistas desfilarão até as 14h.

No dia seguinte, na terça-feira (8), a diversão continua em Paranapiacaba. A partir das 13h, o Bloco das Bruacas, grupo no qual os homens se vestem de mulheres, animarão os foliões. A concentração será no bar do campo e o grupo é formado por moradores da Vila.

A organização do Carnaval 2011 em Paranapiacaba é do Departamento de Turismo de Santo André e integra o calendário de atividades turísticas da cidade. A Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT) e o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) oferecerão suporte ao trânsito, segurança e limpeza da Vila, já a infra-estrutura é de responsabilidade da Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.

Outras atrações da Vila

Além do Carnaval, a Vila de Paranapiacaba apresenta uma série de outras atrações para o visitante. Além da arquitetura antiga da vila ferroviária construída por ingleses no século 19, a Maria Fumaça é uma das principais atrações do local. O passeio custa R$ 5 e sai da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) disponibiliza o Expresso Turístico Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do País, e segue para a Vila.

O passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa diferenciada. A compra é realizada somente em dinheiro e diretamente nas bilheterias (Estação da Luz e Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Linha 10-Turquesa), das 6h às 18h30 (todos os dias). A disponibilidade de passagens é de responsabilidade da CPTM.

Programação do Carnaval de São Luis do Paraitinga de 2011


Neste ano, a festa foi transferida para um espaço próximo à rodoviária – próximo ao centro, mas fora da área histórica – onde será instalado um palco. Haverá também circuito para os blocos e os bonecos gigantes desfilarem. Não se trata de uma mudança definitiva, mas temporária para preservar o patrimônio enquanto a cidade ainda se recupera. São Luiz do Paraitinga chegou a receber até 40 mil pessoas por dia – sua população é de apenas 10 mil pessoas – que se espremiam entre as ruazinhas estreitas. Para tentar diminuir esse número, a prefeitura vai cobrar R$ 50 de Zona Azul de cada carro, diariamente, durante os festejos.

O Carnaval de São Luiz do Paraitinga é reconhecido, no Brasil, por sua originalidade, pela alegria de seu povo e pela beleza da paisagem que adorna ainda mais a festa. Este ano festejaremos com novidades estratégicas para que todos possam cair na folia e respeitar o patrimônio. A idéia em 2011, é fazer o “Carnaval da Reconstrução” e juntar turistas e luizenses num mesmo propósito: cuidar da cidade para que ela possa se restituir rapidamente e continuar oferecendo o cenário de alegria que é marca registrada dos eventos do ano inteiro.

TRAJETO DOS BLOCOS:
O trajeto dos blocos percorrerá toda a Via de Acesso João Roman até o pátio da Rodoviária, onde está instalado O PALCO PRINCIPAL DAS APRESENTAÇÕE DAS BANDAS DE MARCHINHA LUIZENSE!

Sexta-feira, 04 de março
21h00 - Bloco do Rei Canário
22h00 - Bloco do Lençol
23h00 - Bloco Misto Quente
00h00 - Bloco do Lobisomen

Sábado, 05 de março
10h00 - Charanga do Quadô
11h50 - Manifesto “Grito da Reconstrução”
12h00 - Bloco Juca Teles
15h30 - Banda Quar' de Mata
18h00 - Bloco da Saúde
19h30 - Bloco Bicho de Pé
20h30 - Grupo Paranga
22h00 - Bloco da Coruja
00h00 - Bloco do Etesão
00h00 - Banda Estrambelhados

Domingo, 06 de março
10h00 - Charanga do Quadô
12h00 - Bloco Maria Gasolina
14h00 - Bebebum
16h30 - Bloco da Maricota
19h30 - Bloco do Saci
20h30 - Tânia Moradei e Banda
22h00 - Bloco Pé na Cova
00h00 - Bloco do Balacobaco
00h00 - Banda Loukomotiva Kabereka

Segunda-feira, 07 de março
10h00 - Charanga do Quadô
15h00 - Grupo Desemboca
15h30 - Concurso Pai do Troço de Fantasia
16h30 - Bloco Pai do Troço
18h30 - Bloco do Caipira
21h00 - Bloco Cruis Credo
22h30 - Bloco do Caeté
00h00 - Bloco do Urubu
00h00 - Banda Confrete

Terça-feira, 08 de março
10h00 - Charanga do Quadô
14h00 - Espanta Vaca
15h30 - Bloco do Barbosa
17h30 - Bloco da Pipoca
19h30 - Bloco do Casarão
22h00 - Bloco Pé na Cova
00h00 - Bloco Bico do Corvo
00h00 - Banda Cincopado
Adbox