DANDÔ -CIRCUITO DE MÚSICA DÉRCIO MARQUES

Começa no próximo sábado, 14 de setembro de 2013, um projeto musical que vai sacudir o mundo da música independente. Transcrevo, na íntegra, o texto da página de katya Teixeira, escrito pelo Oswaldo Higa, pois o mesmo é completo e merece assim ser divulgado:

Idealizado pela cantora, compositora e pesquisadora de raízes musicais Katya Teixeira, “Dandô – o Circuito de Música Dércio Marques” é um audacioso projeto que busca a realização de uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novas plateias.
A razão do nome “Dandô” se refere a um trecho da canção “Canto dos ipês amarelos” (letra de João Bá, musicado por Klécius Albuquerque e gravado lindamente por Dércio Marques e Guru Martins). A palavra é uma corruptela do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos.
(...)Ô dandei../ Olha o vento que brinca de dandar/ Ele vem pra levar as/ andorinhas/ E quem sabe a canção pra uma janela/ Saciar o ipê que se formou/ E roubar suas flores amarelas (...).
De acordo com Katya Teixeira, esse é o sentido do projeto: fazer os artistas “dandar” e se apresentar em diferentes regiões, circulando como o vento pelo país.
O projeto envolve artistas que têm seu trabalho reconhecido junto ao público, mas que, através do projeto, podem obter uma melhor projeção no panorama nacional. Cada artista terá oportunidade de se apresentar em todos os pontos do circuito, que abrange cidades de vários Estados brasileiros. A ideia é que essa caravana seja contínua e, ao fim de cada grupo de artistas que se apresentar pelos pontos promova um novo grupo.
O recém-criado Espaço Cultural Dércio Marques tem o privilégio de ser o ponto de partida dessa caravana musical e o primeiro convidado deste circuito é Amauri Falabella, que se apresenta no próximo sábado, 14 de setembro.
As apresentações ocorrerão sempre nos segundos sábados de cada mês, às 21h00 no Espaço Dércio Marques.
Com o lema “Um canto em cada canto do Brasil”, o projeto “Dandô” vai no mesmo caminho trilhado pelo apresentador Rolando Boldrim, que é “tirar o Brasil da gaveta”, para mostrá-lo a si mesmo.
Amauri Falabella
O cantor e compositor Amauri Falabella destacou-se para o grande público em 2000, ao conquistar o Prêmio Especial do Júri Popular no Festival de Música Brasileira da TV Globo. Nestes últimos 12 anos, lançou dois CDs: “Ciranda Lunar” e “Violeiro Urbano”
Um trovador, assim a crítica o qualifica com justeza, devido à forte influência recebida de outros trovadores, como Dércio Marques, Elomar, Xangai, Vital Farias e Vidal França.
Ele se considera fiel às raízes da música brasileira, primando pela riqueza dos arranjos e pelo traço comum que une todas as músicas: “O respeito à natureza e o amor às coisas simples e verdadeiras”. A canção Violeiro Urbano explica a personalidade desse músico, que sempre viveu na grande cidade (Guarulhos) e tem uma paixão pela viola caipira.
Na canção, ele diz “sou passarinho sonhador, fiz meu ninho numa estrela, levo no bico pra longe toda a dor”...
Na sequência, virão os artistas João Arruda (Campinas – SP), Katya Teixeira (São Paulo – SP), Pereira de Manaus (Manaus – AM), Viola Quebrada (Curitiba – PR), Giancarlo Borba (Terra de Areia – RS) e Valdir Verona (Caxias do Sul – RS), entre outros.
SERVIÇO
“Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, com Amauri Falabella
Data: 14 de setembro de 2013 – às 21h00
Local: Espaço Cultural Dércio Marques
Av. São Lucas, 479 – Parque S. Lucas – SP
Contribuição: R$ 20,00
Jornalista responsável: Osvaldo T. Higa
Contato: osvaldohig@gmail.com



0 comentários:

Postar um comentário

 
Ser-Tão Paulistano Copyright © 2010 - 2011 Template Oficial Versão 2 | Desenvolvido por Iago Melanias.