TOP DEZ 2013!!!

Nós do ser-tão paulistano, sabiamente sob a régia batuta da Editora-Chefa Fernanda, a cada final de ano elegemos os TOP DEZ! Estamos antenados, pois, como se sabe, desde que o mundo é mundo, aos finais de ano, a mídia em geral elege as figuras mais representativas da sociedade nas artes, na política, nos esportes, nas ciências, nos negócios.

Nossos TOP DEZ, seguindo a proposta do blog ser-tão paulistano, destacamos dez personalidades e/ou entidades que foram importantes para a vida cultural ou que colaboram para a vida cultural de nossa cidade. O blog, quem o segue conhece, procura dar espaço para artistas e personalidade que não encontram espaço noutros meios.
Segue abaixo, nossa singela homenagem, nossos TOP DEZ. A ordem é aleatória, se pudéssemos representar graficamente, todos estariam na primeira posição. Dez figuras representativas, famosas ou não, mas que são exemplares, importantes no geral e no particular, reprodutores que são de idéias e conceitos de um mundo que certamente pode ser melhor, sempre:
João Bá:
no ano em que completou 80 anos e tendo superado alguns probleminhas básicos de saúde, João Bá, o Bacurau cantante, brilhou. Continua mais ativo do que nunca, fazendo shows e discos, divulgando a cultura brasileira, sempre levando consigo uma multidão de artistas amigos: parceiros, fãs e admiradores confundem-se em torno dele.
Kátya Teixeira e Luiz Salgado:
“Duas aves cantadeiras”, nas palavras corretas de Consuelo de Paula. Luiz Salgado e Kátya Teixeira somaram talento artístico e a dedicação de sérios pesquisadores para contar a história musical de 2Mares, o português e o brasileiro.
Osvaldo Higa e Soninha Gomes:
muita gente reuniu esforço e dedicação para evitar que o tradicional espaço cultural conhecido como Bar do Frango perdesse espaço para a especulação imobiliária. São dezenas de seres abnegados, generosos, que acreditaram na causa, mas gostaria de mencionar duas pessoas que simbolizaram a luta. Destaquemos Soninha Gomes e Osvaldo Higa, sempre presentes, sempre simpáticos, incansáveis.
Consuelo de Paula:
no ano em que completou 15 anos do lançamento de Samba Seresta & Baião, Consuelo fez alguns shows. Assisti a dois, um com a Orquestra de Cordas, de Curitiba, outro solo. Duas experiências distintas e fascinantes: com a Orquestra, a harmonia, a generosidade, as afinidades que prevalecem muito além dos acordes; no show solo, a ousadia, a entrega, a cumplicidade com o público, o toque forte do tambor, a maciez e delicadeza ao cantar o amor, o batuque, a luta. É Consuelo, que une o sertão, o mar, a cidade; a viola caipira ao piano clássico!
Chico Branco:
Francisco José Soares, tornado Chico Branco! E todos concordamos que é Chico Luz, brilhante compositor e violonista. Algumas de suas composições são clássicos do cancioneiro brasileiro. Oiçam Maria Tereza e Geraes e A Voz da Terra. Este ano tivemos a ventura de ver Chico dividindo o palco com Katya Teixeira e foi bom demais! Queremos mais, queremos mais shows e o CD.
A família Couteiro/ Moraes:
o violão de 8 cordas de Ney Couteiro vale uma orquestra; a voz de Sabah Moraes vale um Coral completo. E os dois juntos? Imagine-se! Fazem shows, discos, ensinam, criam com amor e carinho uma linda prole!
Levi Ramiro:
luthier, contador de causo, cantor, cantador, violeiro; o que mais? Levi Ramiro é uma usina criativa. Nem bem curtimos o Cd “Prosa na Base do Ponteio, um clássico gênero e eis que o moço de Pirajuí já tem no embornal um novo trabalho a prometer muito e mais um pouco...
Nicanor Jacinto dos Santos:
o documentarista independente dos artistas independentes. Nicanor Jacinto se desdobra e se multiplica nas noites paulistanas registrando em vídeo apresentações dos nossos artistas e divulgando via internet. Nicanor deve ter vários clones, pois atua desde a Vila Madalena até os extremos da Zona Leste! Salve salve!
Barbatuques:
música é vida, é ritmo, é corpo. O Grupo Barbatuques leva esses conceitos e essas verdades ao pé da letra, transformando o corpo em instrumento musicai. Com eles, o corpo canta, fala, toca! Um lindo trabalho, reconhecido no Brasil e mundo afora, uma rara uninimidade inteligente. Sua atuação é um verdadeiro Hino à Cristividade.
Caipirapurú:
Há 12 anos (este ano é o 13º) que a última semana do ano é dedicada ao Caipirapurú, festival idealizado pelo violeiro e filho da terra de Irapurú, Julio Santin, no extremo oeste paulista. Reúne músicos da terra e convidados. Prosa á volta do fogo, comidas típicas e, claro, muita moda, muita musga! Parabens, violeiro Julio santin, nosso conterrâneo! Obrigado por colocar nossa aldeia na ordem do dia!
...e teríamos muito mais a mencionar, a mostrar, pois, uma constelação de astros nos ilumina, tornam nosso dia-a-dia mais bonito, mais humano, mais rico, enfim! São dezenas de artistas e pessoas especiais que não foram citados, mas que tem lugar cativo em nossos corações e mentes. Menção super honrosa a Wilson Dias, Paulo Freire, Ana Salvagni, Graziela Hessel, professor Meramolim, Lucas Mandetta, Cássia Maria e as Vozes Bugras, Rolando Boldrin,Antonio Pereira,Sakae Tokumoto (artista plástico) Walter Lajes, Kell Lira, Marcos Quinan, Sapiranga, Antonio João Galba, Pedro Antonio (Mina das Minas),Oswaldinho e Marisa Vianna, Karina França, Paulo Cesar Nunes (poeta), Ricardo Vignini e Zé Helder, Nanah Correa, Gabriel Levy, Roberto Bach, Socorro Lira Inezita Barroso, Fernanda de Aragão, Tatau, Giba da Viola, et etc!!!



5 comentários:

  1. Osvaldo Higa disse...:

    Querido amigo Joca, é muita honra estar nessa lista do Top Dez do Ser-Tão Paulistano. Poderia ser Top Cem e me sentiria lisonjeado da mesma maneira. Muito grato por essa honraria.
    Coincidentemente, amanhã (28/12) fará um ano que conheci pessoalmente a Soninha, bem no momento em que discutíamos que formas de luta travaríamos para mantermos vivo o Bar do Frango. Dessa data em diante, nosso contato se manteve permanente, com muita discussão, troca de ideias e reflexões -- evidentemente, com a participação de outros companheiros e companheiras que foram se integrando à luta, que resultou na criação do Espaço Cultural Dércio Marques.
    Nesse processo todo, o destaque maior deve ser creditado a essa mulher maravilhosa que é a Soninha Gomes!
    Abraços a vocês do Ser-Tão Paulistano: Joca, Fernanda e Zé Maria.
    Em 2014,a luta continua!

  1. Parabéns ao Blog Jornal Ser-Tão Paulistano por referendar e contemplar os artistas, poetas e agentes culturais das mais diversas regiões de nosso Brasil! Essas pessoas tão especiais que se dedicam de corpo e alma para as causas culturais são de fundamental importância para a nossa sociedade! E o Jornal Ser Tão Paulistano torna-se instrumento de extrema valia para todos nós! É com esse olhar especial que iremos estimular a criação e o fortalecimento de um novo público brasileiro! Um grande abraço! E feliz 2.014 a todos!

  1. Erick Castanho disse...:

    Realmente todos os citados desenvolvem lindos trabalhos, grande sorte poder estar em contato com esses mestres. Abração!

  1. Joca disse...:

    Todos os presentes são pessoas que de facto fazem um trabalho em prol da cultura brasileira e isso não é pouco. Artistas, admiradores, jornalistas, todos se dedicando a uma justa causa comum, isso é bonito de se ver!
    Erick castanho, de quem Katya Teixeira me falou, é outro que mereceria estar na lista. Grande abraço a todos e todas!

  1. Olá pessoal! Acompanho o blog de vocês há algum tempo, e hoje vim comentar aqui sobre o Caipirapuru, evento que tive a honra de acompanhar pela primeira vez neste último final de semana. Foi excelente! Muita música boa, comidas típicas, ótimas oficinas. Assim que puder vou contar como foi essa experiência. Um grande abraço caipira a vocês!

Postar um comentário

 
Ser-Tão Paulistano Copyright © 2010 - 2011 Template Oficial Versão 2 | Desenvolvido por Iago Melanias.