O BAR DO FRANGO APRESENTA: CORDEL, REPENTE, CANTORIA

Um evento típico da generosidade do povo do ser-tão paulistano!



Vai ser no Bar do Frango, sob a batuta do Tatau, no proximo domingo a partir das 18 horas.
O Bar do Frango do Tatau, é aquele que é para poucos, localizado na Zona Leste, local simples e acolhedor, onde os felizardos que o descobrem passam inesquecíveis momentos: boa musica, boa prosa, bons petiscos, boa cachaça e demais destilados e cerveja sempre no ponto - mesmo no rigoroso inverno atual do sertão paulistano.



O Bar do Frango, quem conhece sabe: é desses lugares que poderia ser um símbolo da generosidade hospitaleira do nosso povo paulistano, democrático por excelencia, reduto autêntico da cultura brasileira.



O próximo domingo, a partir das 18 horas, será dedicado àprática do Cordel e do Repente, duas verdadeiras representações da riqueza de nossos ritmos.
Ambos - Cordel e Repente - remontam séculos de existência em nossas terras brasílicas, provavelmente desde o século XVI, ou seja, existe desde que o Brasil existe. O mais impressionante é sua inserção entre as classes populares, tendo tido sua época de ouro no Nordeste do século XVIII até meados do XX.
O Cordel é basicamente a transcrição da literatura oral para a escrita, geralmente em forma rimada, impresso e ilustrado com xilogravuras nas "edições" mais caprichadas, mas a grande parte contém a dita xilogravura apenas na capa. O nome "cordel" deve ser porque desde os principios, nas feiras típicas do nordeste, os folhetos ficavam expostos em "barbantes" ou pequenas cordas...

O Repente são versos improvisados geralmente por dois "cantadores" -daí também ser denominada "cantoria" simplesmente. A riqueza e talento dos "repentistas" é impressionante, pois qualquer coisa, qualquer tema serve para versos perfeitamente rimados, criados na hora. Câmara Cascudo relata em sua obra "Vaqueiros e Cantadores" desafios de repente que duravam dias!

Bem, no bar do Frango, no próximo domingo, teremos uma pequena mostra dessas genuínas representações de nossa cultura popular!

Lá estaremos!


SERVIÇO:

O Bar do Frango está localizado na Av. São Lucas, 479, altura do nº 5.000 da Av Luiz Inacio de Anhaia Melo ou Av do Oratório, 2300. O metrô mais próximo é a estação Vila Prudente.

ENTRADA FRANCA!



Adbox