CONSUELO DE PAULA E KATYA TEIXEIRA NESTE FIM DE SEMANA, EM S. PAULO




Duas irresistiveis noticias:   Será neste  final de semana, 16 e 17 de março, duas de nossas grandes artistas,  Consuelo de Paula e Kátya Teixeira estarão nos palcos alternativos paulistanos de nossa cidade.
As duas cantoras, compositoras, instrumentistas e pesquisadoras da alma musical brasileira, estarão a tornar presença viva as possibilidades daquilo que temos de melhor, nossa força e nossa música. Sim, o povo que produz artistas do quilate dessas duas representantes de nossa cultura musical, tem jeito! Graças a seu profundo amor pela arte e a delicadeza de almas sensíveis,  nos convida a um abraço fraterno, um imenso abraço, do tamanho do sertão, do tamanho do mundo, pois o amor e a alegria são maiores que o mundo; um abraço desde a Lapa até a Vila Madalena.

A mineira Consuelo se apresentará no Espaço 91,charmoso recanto alternativo, cuja forma de acesso, inteiramente fora dos padrões tradicionais  transforma o convidado em alguém especial:  quem lá for, ao Espaço91, verá e sentirá! Para isso,  deve acessar o website: WWW.espaco91.com.br.
No show do sábado, a partir das 20:30 horas, serão mostradas musicas de seu próximo CD, o “Maryakoré”, trabalho que reflete uma crescente atenção destinada à nossa brasilidade composta por elementos variados, convergindo elementos da cultura européia, africana e indígena. O próprio título é uma fusão de nomes e idéias, a respeito das quais já mencionamos aqui num outro momento e provavelmente voltaremos a falar. (vide a postagem http://www.sertaopaulistano.com.br/2018/07/consuelo-de-paula-na-galeria-olido.html, onde mencionamos brevemente o trabalho, ainda em gestação)



Num segundo momento serão apresentadas músicas de seus CDs anteriores, desde que se descobriu cantora e compositora, ao mesmo tempo descobriu-se herdeira de forte tradição, onde a cada disco uma faceta se revela. Daí, a coerência, o persistente e criativo diálogo dos trabalhos entre si e com o público que acompanha seu trabalho.


A paulistana Kátya Teixeira, filha de pai alagoano e mãe mineira, que desde o ventre materno convive com a musica genuinamente de raiz, estará domingo, dia 17, no espaço UNIBES Cultural, na Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré, a partir das 17:00 horas.
Esse show marca a estréia em 2019 do Projeto Dandô, premiada iniciativa idealizada pela própria Katya, a principio para homenagear a atuação de um de seus mentores musicais, Dércio Marques, mas que ganhou voz e personalidade própria, interessante resultado que procura levar os artistas para um público carente da possibilidade de assistir espetáculos genuínos ao mesmo tempo que efetua um interessante resgate de nossas raízes, geralmente preservadas por anônimos nos recantos esquecidos do país. Certamente contaria com a aprovação de Dércio, que fez isso vida toda, bem a seu modo instintivo de caminhante trovador, fascinado de modo irresistível pela musica do povo. Desta feita, seguindo os moldes do Projeto, Katya terá como anfitriões  o grupo Entrelatinos e a poetiza Ligia Araújo.



Kátya é  considerada verdadeira autoridade quando de trata de cultura popular, de raiz. Vai onde a manifestação brota, mergulha pelos  profundos interiores do país, por suas praias, por suas ruas e terreiros e de lá colhe frutos preciosos, tesouros musicais não casualmente esquecidos, pois bem sabemos que a ação nociva dos interesses comerciais atuam na contramão de tudo o que valoriza nossa identidade, pois um povo que não sabe de si, de seu valor e de sua cultura está destinado à submissão.
O trabalho de pesquisa popular de Kátya, segue o rastro de seus  mestres, muitos de renome outros tantos anônimos desconhecidos. Toda essa atividade incessante, fartamente ancorada em seu talento como instrumentista, cantora e compositora.

Enfim, um sábado e domingo para lavar a alma: Consuelo de Paula e Katya Teixeira, em diferentes palcos, de algum modo misterioso, se complementam; quem as conhece, nunca cansa de rever; quem porventura ainda não conhece, descobrirá que vale muito a pena. As Meninas do Brasil iluminarão Sampa: 

- Consuelo de Paula – Espaço91;
- Katya Teixeira – UNIBES Cultural.


Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco
Também não cantarei o mundo futuro
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças
Entre eles, considero a enorme realidade
O presente é tão grande, não nos afastemos

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas!

(Carlos Drummond de Andrade)
               


Adbox