J. S. BACH DESCOBRE A VIOLA CAIPIRA. POR NEYMAR DIAS

 

Neymar Dias  está na estrada há algum tempo e tem trabalhos importantes. Nas primeiras vezes que ouvi falar dele, pensei que fosse da tradição dos violeiros, mas fui surpreendido: O rapaz é homem dos sete instrumentos.

 Porém, fora o seleto grupo dos iniciados,  é um ilustre desconhecido. Causou espécie, como dizem os juristas, constatar a enorme quantidade de pessoas, até do meio musical que não tinha a menor ideia de quem se tratava. Tem trabalhos solos, parcerias, uma delas com Toninho Ferraguti – Festa na Roça, clássicos sertanejos ao sabor do acordeon e viola caipira. Juntos, Ferraguti e Neymar participaram de um dos grandes discos deste século, o genial O Tempo e o Branco, de Consuelo de Paula,  que fechou a Trilogia virtuosa com o melodista Rubens Nogueira.

 Neymar é desses artistas vocacionado desde sempre a ser artista. Nasceu grande, condição favorecida pertencer a um ambiente musical – seu pai é compositor de música caipira. Tendo nascido na cosmopolita capital paulista e influenciado pela atmosfera caipira, foi igualmente influenciado pelo jazz, música pop, musica clássica. A formação acadêmica foi uma benção para ele próprio, pois antecipadamente se desvinculou de toda sorte de preconceito em relação à música. E, por tabela, uma benção para todos nós, apreciadores  do bom artista e da boa musica.



Formou-se em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e podemos vislumbrar a maravilha que deve ter sido foi juntar o conhecimento acadêmico à sua paixão por viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, contrabaixo, guitarra havaiana e bandolim.

 Qual não foi a surpresa deliciosa saber de seu trabalho sobre Bach. Sua carreira inteira é direcionada para nossa música, mas Bach é Bach! Alemão de nascimento, de cultura europeia clássica, mas sua  música é universal, ultrapassando todas as fronteiras existentes para ser consagrada como música do gênero humano. Se houver um festival cósmico com compositores das mais distantes e inóspitas galáxias, Bach não faria feio representando a Via Láctea – mas haveria de levar uma trupe consigo, como o nosso Vila-Lobos, Mozart, Agustín Barrios. E porque não o Mestre Cartola, capaz de transformar singelos lundus em magnificas e complexas peças!

 O trabalho “Neymar Dias feels Bach – Viola Brasileira Solo”, se trata de uma imersão profunda na obra do gênio alemão: não se trata de simplesmente “tocar” – o que qualquer   virtuose adestrado faria. Como diria o velho Zé Gomes, “não é só tocar! É saber e sentir!”

 Neymar transcreveu diretamente do original para o instrumento brasileiro por excelência (não obstante sua origem portuguesa) e na característica afinação Cebolão. Ou seja, ao transcrever, Neymar Dias transformou Bach em brasileiro, assim concedendo -lhe cidadania! E Bach deve ter ficado muito feliz em se tornar cidadão brasileiro!

 


Assim, Neymar Dias pode ser chamado, sem medo de errar, “gênio da raça brasileira” e como seu xará do futebol, um craque, com a vantagem nada desprezível de não se meter em polêmicas desnecessárias. E olha que ele poderia até ser um pouco marrento, pois pertence ao seleto grupo daqueles e daquelas que tocam J.S. Bach com autoridade!

 Em princípios dos distantes anos 1970, o violonista Geraldo Ribeiro que transcreveu Bach para viola caipira – o antológico disco Bach na Viola Brasileira. E nos últimos tempos fomos agraciados pela transcrição de Paulo Martelli para violão: A Bach Recital.


 Ouvir Bach na viola caipira é como entrar numa nave espacial e visitar terras divinais. Não é – como pode a principio parecer – um exotismo; demarca uma expansão, acrescenta algo ao que se conhece sobre Bach. Em nada diminui em termos da solenidade que doutos eruditos exigem da música  e além disso, mostra a versatilidade desse instrumento que ficou por muito tempo na sombra: a viola chega e fica nas salas de concerto. (Quem duvidar, que ouça Jaime Além e sua Suíte Caboclinha; Adelmo Arcoverde, Concertino; a francesa Fabienne Magnant que fez da viola brasileira um veículo para sua musicalidade. E tantos e tantos outros!).

 Em pleno voo da nave estelar, para onde somos levados por tanta magia, bate uma sincera  dúvida: a viola caipira foi inventada para tocar Bach ou Bach foi inventado para fluir acordes divinos na singela violinha?

 

Tal dúvida tem suas razões de ser: sabemos que Bach compôs para instrumentos que não existiam em sua época, como as Suítes para Cello, descobertas pelo jovem Pablo Casals no século XIX, E, se no caso da viola caipira, aconteceu o inverso? Um instrumento do futuro que apareceu em sonhos para Bach, encantando-o com seu timbre único, ofertando-lhe inspirações e marcando encontros para os séculos vindouros? Não duvidem !

 E para os estudiosos, uma novidade extra, também encontrado nas melhores casas do ramo, o livro de partituras/tablaturas: o primeiro livro de partituras de Bach para viola caipira da História.






Adbox