Violeiros do Brasil


Dias: 2 e 3 de Agosto de 2008
Horários: Sábado, 21h Domingo, 19h
Duração: 90 minutos aproximadamente
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Gênero: Musica Regional
Classificação Indicativa: Livre

Programação com:
* Almir Sater,
* Adelmo Arcoverde,
* Ivan Vilela,
* Passoca,
* Paulo Freire e
* Pereira da Viola.


VIOLEIROS DO BRASIL
de
Myriam Taubkin


Violeiros do Brasil faz parte do Projeto Memória Brasileira que Myriam Taubkin criou em 1987, com o objetivo de realizar um mapeamento detalhado da nossa música, a partir da pesquisa e da seleção dos mais representativos músicos do Brasil, entre artistas consagrados e revelações musicais, por instrumento ou segmento, em espetáculos gravados ao vivo. São mais de duas décadas de apresentações e registros de pianistas, violonistas, arranjadores, percussionistas, instrumentistas de sopro, sanfoneiros e violeiros, com participação de mais de quinhentos artistas. Foram lançados sete CDs, pela gravadora Núcleo Contemporâneo. Quatro destas séries resultaram em livros e documentários em DVD. São elas: O Brasil da Sanfona, Violões do Brasil, Um Sopro de Brasil e este Violeiros do Brasil.

O lançamento de Violeiros do Brasil em São Paulo acontece no Auditório Ibirapuera com a reunião de alguns desses mestres da viola de 10 cordas: Adelmo Arcoverde, Almir Sater, Ivan Vilela, Passoca, Paulo Freire e Pereira da Viola.

O espetáculo Violeiros do Brasil faz jus ao conceito do livro e do documentário agora lançados: expõe no palco alguns dos grandes artistas da viola, em uma cena contemporânea, com o uso de vídeos cenários utilizados com criatividade e tecnologia, por Luiz Duva. As imagens se sucedem mostrando ao público fragmentos do universo inspirador de cada violeiro, assim como as particularidades de cada um deles.

É uma roda de viola no palco, maneira tradicional e brasileira de se ouvir as modas de viola. Mas é também uma audição musical que contempla caminhos musicais diferentes, com artistas que hoje ocupam as principais salas brasileiras de concerto, unindo a tradição da viola a ousadas melodias, improvisações e combinações com outros instrumentos.
Adbox