Guimarães Rosa: Rosa Viva!

As comemorações de 100 anos do nascimento de Guimarães Rosa, aqui no ser-tão, começou com o grupo Nhambuzim, dia 28/06, lá no Centro Cultural Vergueiro. Ontem foi a vez de Kátya Teixeira, nossa musa das veredas, dar um toque mais que especial no SESC Ipiranga, que engatilha o projeto: Guimarães Rosa: Rosa Viva!

Kátya subiu ao palco com seu violão, sua rabeca e com o show Música de Veredas. E, de fato, viajamos com ela pelo sertão (as fotos chegarão aqui em breve!). Antes de Kátya (14/09), Nhambuzim subiu ao palco no dia 13/09 com o show Rosário, muito bem lembrado pelo Zé Maria. Obras como Grande Sertão: Veredas; Manuelzão e Miguilim; Primeiras Estórias e Sagarana serviram de base para cerca de 20 canções do próprio grupo. Ainda Passou por lá, no dia 11/09, Paulo Freire Trio com o show Donas do Sertão que levou de encerramento os mistérios de Riobaldo e Diadorim.

Para a agenda do próximo sábado, Jean e Joana Garfunkel, sobem ao palco com o show Sertão na Canção: uma viagem pelo sertão roseano através dos atalhos da oralidade e da canção braliseira. Vai ser imperdível! E a gente aqui do Ser-Tão vai estar lá! Simbora?

Antes disso, para entrar no clima, de vez, reproduzo aqui um vídeo do pessoal da Roda de Leitura sobre Guimarães Rosa. Bacaníssimo! Outras informações no blog Sertão & Música (João Guimarães Rosa e a Musicalidade do Sertão) dessa turma especial.




Outras atrações em Guimarães Rosa: Rosa viva! veja aqui no Sesc Ipiranga.
Adbox