Flores Sertanejas



Já dissemos:
no próximo sábado, dia 18, tem lançamento de livros sobre Lampião (Leia Aqui!).
E no domingo, dia 19, tem o que?

Em 19/10/2008, às 20:30 na Casa das Rosas:

Flores Sertanejas - Espetáculo músico-teatral que convida o espectador a mergulhar no universo caipira, com suas modas de viola, onde se insere a figura do Jeca e sua singeleza, cantando suas alegrias e tristezas, contando seus causos, miradas e falando da sua sodade. Reúne canções sertanejas da legítima raiz brasileira, entremeadas de poemas inspirados no nosso sertão e por famosos causos caipiras, para apresentar – de forma bem humorada – o homem sertanejo, personagem forte da cultura popular, e revelar os seus sentimentos, afetos e desafetos.

Buscando fugir totalmente da caricatura do cenário rural, o espetáculo resgata histórias e memórias e faz um apanhado de canções e textos poéticos que revelam as várias facetas da arquetípica figura do Jeca. As músicas interpretadas transitam por ritmos musicais que norteiam a cultura sertaneja como folia de reis, moda de viola, pagode e guarânias.

O interior do coração brasileiro é retratado de forma lírica, divertida. A busca pelo simples norteia o trabalho. A pesquisa aconteceu a partir do cancioneiro popular e seus consagrados violeiros, que imortalizaram a moda de viola, como Angelino de Oliveira, Elpídio dos Santos, Palmeira, Capitão Furtado, Passoca e outros. E ainda fragmentos de grandes poetas desse mesmo universo como Catulo da Paixão Cearense, Cornélio Pires, Cora Coralina, Adélia Prado, Guimarães Rosa e Manoel de Barros dão colorido especial à montagem. Flores Sertanejas quer levar o público a uma delicada viagem pelas trilhas de nossas origens, trazendo à tona um tempo onde a delicadeza era caminho para as relações humanas, sem cair em caricaturas ingênuas.

Serviço
Espetáculo: Flores Sertanejas
Datas: 19 e 26 de outubro e 2 e 9 de novembro – Domingos - às 20h30
Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, nº. 37 – São Paulo/SP - Tel: (11) 3285-6986
Ingressos: R$ 20,00 (meia: R$ 10,00) - Duração: 60 min - Gênero: Musical
Ind. idade: 12 anos - Capacidade: 50 lugares - Bilheteria: 1h antes do espetáculo

Ficha Técnica
Concepção e roteiro: Helder Mariani
Direção cênica: Francisco Bretas
Direção Musical: Ademar Farinha
Elenco: Gabriela Cerqueira, Helder Mariani e Vânia Borges
Elenco/músicos: Ademar Farinha (viola caipira) e Thomas Howard (violão 7 cordas)
Assessoria de pesquisa: Cláudio Lacerda e Luis André do Prado
Cenografia/figurino/adereços: Marcela Giane
Repertório: O Grupo
Produção: Helder Mariani
Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro
Adbox