São Luiz do Paraitinga em São Paulo


São Luiz do Paraitinga foi parcialmente destruida pelas chuvas no final do ano passado. Uma das maiores tristezas para os que conheceram a cidade e participaram dos Carnavais, Festas do Divino, Festival de Marchinhas e muito, muito mais das nossas mais puras manifestações culturais.
A Prefeitura de são Luiz, a FIESP, o SESI-SP e o SENAI-SP promovem em São Paulo A Semana Artistica em prol da reconstrução.


Especial Paraitinga em São Paulo - Semana Artística e Cultural
Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Endereço: Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon Masp, Capital
Datas: de 10 a 14 de maio de 2010
Entrada: franca
Recomendação etária: Livre


Exposição fotográfica

A Divina São Luiz do Paraitinga - Fotógrafa: Nana Vieira
11 a 14/05 - terça a sexta das 10 às 20h

Feira de Artesanato com produtos dos artesãos de São Luiz do Paraitinga
11 a 14/05 - terça a sexta das 10 às 20h

Oficina de Bonecos
13 e 14/05 - das 14 às 18h - Vagas Limitadas.
INSCREVA-SE

Oficineiro: Benito Campos
Benito Campos reinterpreta em suas obras mitos e crenças de sua cidade, interage nas manifestações culturais dando sua contribuição através da inserção de bonecos gigantes e máscaras, preservando as tradições festivas locais, sejam elas religiosas ou profanas. O artista se propõe em repassar sua técnica de fazer as citadas figuras, bem como seus conhecimentos culturais, utilizando de recursos didáticos, de trabalhos manuais, apelo ao emocional e estímulo á criação das pessoas.


Apresentações Artísticas - 11h45 e às 13h30
10/05 Banda Santos
11/05 Los Cantero
12/05 Banda Kbeça Feita
13/05 Grupo de Violeiros Rio Abaixo
14/05 Camilo Frade

Demonstração de Trabalhos Artísticos

11/05 - Pintura de Quadros com José Carlos Monteiro
Artista plástico, nascido e criado em São Luiz do Paraitinga, há 35 anos trabalhando com pinturas de quadros primitivistas e também conta histórias referentes aos quadros com temas relacionados a cultura popular da cidade retratando casas e casarões da época áurea dos barões do café.

12/05 Pintura de Camisetas com Helder dos Santos - das 12 às 20h

Contação de história e literatura de Cordel 11 a 13/05 - das 12 às 20h

com Ditão Vírgilio Benedito dos Santos, 55 anos popularmente conhecido como Ditão Virgílio, exerce atualmente atividade cultural de contação de histórias, compõe músicas poemas e escreve cordéis embasados na cultura caipira e nas manifestações populares da Cidade de São Luiz do Paraitinga. O Cordel Caipira, literatura popular que revela o universo da mitologia brasileira é publicado em uma série de livretos denominados “Estórias de Uma Perna Só”.


Show Especial dos grupos Estrambelhados e Paranga
12/05-| às 20h
Os ingressos deverão ser retirados no dia 12/05 a partir das 12 horas na bilheteria.

O repertório do Paranga contemplará um panorama da obra de Elpídio dos Santos, que abrange sambas, marchinhas, valsas, música instrumental, caipira e temas folclóricos.

Paranga tocará, ainda, as principais composições de Elpídio gravadas por diversos nomes da música brasileira, algumas das trilhas para os filmes do Mazzaropi, além de músicas inéditas do compositor. Já o grupo Estrambelhados mostrará canções autorais e regionais.

Paranga
Foi criada, em 1970, pelos quatro filhos do compositor Elpídio dos Santos: Negão, Pio, Parê e Nena. O nome da banda é resultado da contração de Paraitinga, nome do rio que corta a cidade paulista de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba.

No início da década de 1980, encontravam-se num só palco violões, violas, cavaquinho, percussão, nipe de metais, além das três vozes femininas. Esse conglomerado de instrumentos dava ao grupo o curioso status de “big-band caipira”.

Foi com esse espírito inovador que o grupo lançou, em 1982, um álbum de música regional, Chora viola, canta coração, que 12 anos depois foi remasterizado e lançado em CD o primeiro álbum do grupo.

O segundo disco gravado pela banda, intitulado Porque hoje é Carnaval (1993), consequência do sucesso obtido pelo Carnaval luizense na década de 1990, e reuniu apenas marchinhas de carnaval.

Já o terceiro álbum, Em nome do pai, do filho de Elpídio dos Santos (2001), adquiriu uma nova sonoridade, mais intimista, transitando por ritmos variados, como a valsa, o samba de breque e a marchinha. O último disco, datado de 2005/2006, é Carnaval é bom com você é bem melhor.

Estrambelhados
A banda representa uma nova geração musical na singular cidade de São Luiz do Paraitinga e tem o intuito de zelar pela continuidade da tradição musical da cidade em uma linguagem contemporânea, além de pesquisar e divulgar a cultura popular, auxiliando na divulgação dos grupos folclóricos locais – congadas, moçambiques e folias. O grupo gravou seu primeiro CD, Folias, quando contemplado pelo edital Estímulo para Produção e Gravação de Cd da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.



Serviço: Programação retirada do site do SESI: http://www.sesisp.org.br/home/2006/news/news.asp?idn=1620
Adbox