Revelando São Paulo





Começa hoje o acontecimento mais importante da cultura do Estado de São Paulo.


Sabe aquele momento de relembrar e, também, de conhecer a culinária, o artesanato, danças, causos e muito, muito mais de centenas de cidades ali presentes?. Broas de milho, doces de todas as cores, frutas e cheiros, bolinhos caipiras de farinha de milho, de mandioca, café torrado e moído na hora, feijão tropeiro, galinhada, afogados, virados e pratos caracteristicos.

Conhece a lenda do Lobisomem? é assim: conta a lenda que numa família que tem sete filhos homens, o último, na noite de lua cheia se transforma em Lobisomem e o seu destino é percorrer sete bairros da cidade atacando galinheiros. E para salvar as galinhas? é assim: como o Lobisomem gosta de carne de frango é ai que entra a "Comida do Lobisomem", uma mistura de arroz, milho, frango, linguiça, ovo e um tempero de ervas. Ai ele não ataca as galinhas.

No estande da cidade de Joanópolis, você ouve a lenda, experimenta a comida e ajuda na preservação dos galinheiros.

São mais de duzentas cidades com estas lendas, estes causos, estas comidas, doces e bebidas (licores e principalmente a "marvada").


Artesanato, Folia de Reis, Festa do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestra de Violas, Sanfoneiros, Violeiros, Catira, Fandango, Cururu, Congos, Moçambique, Tambores, Seresta, Quadrilhas, Cavalgada, Cavalhada, Carro de Boi, Tropas de Mulas...

"Um povo que não ama e não preserva suas formas de expressão mais autênticas jamais será um povo livre"

Plinio Marcos


IV Edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional Data: 10 a 19 de setembro de 2010 Horário: 9 às 22 hrs Local: Parque Trote/Vila Guilherme – Rua Chico Pontes, 1500 Aven. Nadir Dias de Figueiredo s/n
Entrada franca
Adbox