Billy Blanco

A notícia desta sexta feira não é boa para a música e a cultura brasileiras, ultimamente tão maltratadas. Morreu aos oitenta e sete anos o compositor Billy Blanco, parceiro de Tom Jobim, Baden Powel, Vinicius de Moraes e muitos outros “bambas”.

Por suas letras e musicas é considerado um dos precursores da Bossa Nova. João Gilberto foi um dos primeiros a gravar suas musicas. Banca do distinto, Estatutos da gafieira, Tereza da praia, Mocinho bonito, Viva meu samba são algumas de suas composições. Nascido em Belém do Pará veio para São Paulo nos anos cincoenta para estudar arquitetura no Makenzie, mudando anos depois para o Rio de Janeiro.

Sinfonia Paulistana, composta durante dez anos, é a sua homenagem a São Paulo, feita de quinze musicas: "Louvação de Anchieta", Bartira", "Monções", "Tema de São Paulo", "Capital do Tempo", "O Dinheiro", "Coisas da Noite", "O Céu de São Paulo", "Amanhecendo", "O Tempo e a Hora", "Viva o Camelô", "Pro Esporte", "São Paulo Jovem", "Rua Augusta" e "Grande São Paulo”.

“Amanhecendo” é um dos símbolos musicais de São Paulo, com o conhecido refrão “vambora, vambora, olha a hora, vambora”. No vídeo abaixo trechos da Sinfonia com imagens de Sampa.

Nós do Ser Tão Paulistano estamos um pouco tristes e a mesmo tempo agradecidos pelo grande musico que engrandeceu muito a cultura brasileira.

Billy Blanco é Ser Tão Paulistano.



2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    ...e ninguem mais qualificado para falar do grande Billy Blanco do que nosso memorialista, ZéMaria.
    Billy Blanco é das figuras mais importantes da cultura brasileira, notadamente paulista, assim como Adoniran barbosa, Inezita barroso, Zica Bergami. Tem para nós o mesmo peso de um Drummond, de um Tom Jobim, de um Gonzagão! Sua Sin fonia Paulistana é das coisas mais lindas feitas em homenagem a nossa cidade!

  1. Anônimo disse...:

    Anonimo nada, é o Joca! O diacho desse tréin não aceitou meu nome, mas eu enganei ele dereitinho! eheheh!


    Joca Ramiro

Postar um comentário

 
Ser-Tão Paulistano Copyright © 2010 - 2011 Template Oficial Versão 2 | Desenvolvido por Iago Melanias.