Os encatarroados

Em recente postagem o Joca nos apresentou a musica renascentista e barroca dos Impossibles Villanos que, não se deixe levar pelo nome, é um grupo ou, como se diz nos tempos de hoje, banda formada por brasileiros. Mergulhado "noutras eras, primores do espírito humano... de uma delicadeza que nos faz flutuar" foi repentinamente chamado ao mundo terreno por um acompanhamento de tosse vindo da fileira de traz. O estraga prazer sempre se faz presente, apresenta a sua tosse ao respeitável público sem nenhuma cerimônia. Joca lembrou da frase dita pelo filósofo compositor de letra e musica Chico Branco - autor de quatro musicas do próximo cd da Kátya Teixeira - em uma noite no Bar do Frango, incomodado por um casal que insistia em discutir os planos da próxima viagem a Trancoso. Som de viola e voz caipiras, todos com a maior atenção no cantador menos o simpático casal e o Chico não se conteve: “o chato quando está com tosse não vai ao médico, vai ao show de musica". Mario de Andrade, via Macunaíma, o herói sem caráter, decretou que "pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são" e em uma releitura bem que poderia ser atualizado para pouca saúde e muita tosse, os males dos frequentadores de espetáculos são.

Machado de Assis em uma crônica publicada no dia 4 de julho de 1883 "fala" de uma novidade que chegava naqueles dias: "ocorreu-me compor uma certas regras para o uso dos que freqüentam bonds. O desenvolvimento que tem sido entre nós esse meio de locomoção, essencialmente democrático, exige que ele não seja deixado ao puro capricho dos passageiros. Não posso dar aqui mais do que alguns extratos do meu trabalho; basta saber que tem nada menos de setenta artigos. Vão apenas dez.".

Vou apresentar apenas o primeiro, motivo da nossa tosse, digo da nossa conversa.

"Artigo 1 - Dos encatarroados

Os encatarroados podem entrar nos
bonds com a condição de não tossirem mais de três vezes dentro de uma hora, e no caso de pigarro, quatro.
Quando a tosse for tão teimosa, que não permita esta limitação, os encatarroados tem dois alvitres: ou irem a pé, que é bom exercício, ou meterem-se na cama.
Também podem tossir para o diabo que as carregue.
Os encatarroados que estiverem nas extremidades dos bancos, devem escarrar para o lado da rua, em vez de o fazerem no próprio
bond, salvo casos de aposta, preceito religioso ou maçônico, vocação, etc., etc.".

Artigo que continua válido e atual para os ônibus, metrôs, trens, taxis, kombis e vans dos dias de hoje. Em cidades do interior o uso de moto táxi é bastante amplo e neste caso, para a saúde do motoqueiro, o usuário deve apresentar atestado médico de que não sofre do mal da tosse. Pode ser ainda aplicado aos concertos de musica, peças teatrais, exibição de filme mudo na Cinemateca, cerimônias religiosas, missas de sétimo dia, consultórios médicos, saraus no Bar do Frango, do Zé Batidão, do Ateliê Letra Corrida, protagonizado pela escritora Fernanda de Aragão. Mesmo em espaços públicos, "tipo" parques da Aclimação e do Ibirapuera, onde a constituição cidadã do Dr. Ulisses permite o direito de tossir, deve ser observado o artigo quando o tossidor estiver perto de pessoas praticando meditação ou yoga.

Os nossos legisladores, sempre atentos aos anseios dos eleitores, já devem estar providenciado alguma minuta de decreto visando preservar o ouvido e a saúde dos frequentadores de espetáculos culturais. Devem liberar o direito da tosse nos estádios de futebol, apresentações de axé, pagode, sertanojo, também para o sertanojo universitário e do justin bieber.


Adbox