FESTA JUNINA NO MINHOCÃO

PRIMEIRA FESTA JUNINA NO MINHOCÃO

Depois de iniciativas que promovem a ocupação da região central da cidade de São Paulo, grupos independentes se organizam para realizar um grande arraial junino no coração da metrópole.

Embalados pelo lema "as ruas são para dançar", um grupo de moradores e apaixonados pelo centro de São Paulo se reuniu para realizar, de forma independente e colaborativa, a 1ª Festa Junina no Minhocão. No dia 1º de julho, domingo, das 12h às 20h, o viaduto que corta o coração da cidade será palco de um lindo arraial junino, com direito ao maior túnel junino do mundo!

A festividade, porém, já ocupa o espaço durante este mês de junho para elaborar os preparativos para o grande dia. Todos os domingos de junho, a partir das 12h, no pedaço do Minhocão em frente à praça Marechal Deodoro, os colaboradores se reúnem para produzir as bandeirinhas, promover oficinas de reaproveitamento de material, organizar os próximos passos e formar a rede de interessados em ocupar o centro de São Paulo com atividades culturais.

A Festa Junina contará com oficinas de arte para crianças e adolescentes e ao longo de todo o domingo terá brincadeiras típicas, apresentações de grupos folclóricos, teatro de rua, palhaços matutos, contação de história valorizando a cultura junina brasileira, forró pé de serra, sambada de cocô e muito mais.

Embora o grupo esteja empenhado na organização de todo o evento, as comidas ficarão por conta dos participantes. A ideia é realizar um piquenique coletivo em que cada participante traga um prato típico. Essa é a maneira que encontraram de exaltar a colaboratividade e levar também aos participantes a responsabilidade de fazer a festa acontecer.

Esta primeira edição terá como foco o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, mas também haverá projeções de arte digital, trios de forró e uma releitura junina da festa alternativa "Gente que Transa".

O grupo está recolhendo propostas para atividades e de colaboradores até o dia 15 de junho. Os interessados podem preencher o formulário aqui (https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEpyN29ka3dWeXFhcmlUZGVMTUtVc1E6MQ). A ideia é que estes projetos submetidos até essa data sejam realizados com colaboração da verba arrecadada pelo financiamento coletivo no Catarse (http://catarse.me/pt/projects/724-festa-junina-no-minhocao), que ficará no ar até o dia 21 de junho.

Em menos de duas semanas de divulgação apenas nas redes sociais, mais de 2.500 pessoas já confirmaram presença pelo evento criado no Facebook (http://www.facebook.com/events/417850688235833/), além de outras 13 mil convidadas para o arraial. Graças a esses números, espera-se organizar o maior túnel junino do mundo, que ocupará a extensão do Minhocão.

Para ajudar na arrecadação e divulgação, no dia 24 de junho (das 13h às 20h), dia de São João, haverá uma edição especial do já tradicional Samba na Casa do Gato (http://www.facebook.com/sambanacasadogato), que ocupa uma vila italiana na Barra Funda com samba-choro, comidas típicas e degustação de cachaças. A entrada é R$ 5 e há venda de comida e bebidas.
Para maiores informações, visite: https://www.facebook.com/events/417850688235833/

Contato: festajuninaminhocao@googlegroups.com

Ana Luisa Medeiros- 7309 0224
Grasi Drumond - 8383 0211
Jean-Pierre Gingold - 6040 0312
Samira Rodrigues - 7034 9603

Sobre a Festa Junina: a ideia surgiu no grupo do movimento BaixoCentro no Facebook. Depois de algumas discussões, o número de interessados cresceu, criou seu próprio espaço e, hoje, organiza as atividades por meio de um grupo de e-mail com mais de 70 membros, além de encontros presenciais.

Sobre o BaixoCentro: O BaixoCentro é um festival de rua colaborativo, horizontal, independente e autogestionado realizado por uma rede aberta de produtor@s interessad@s em ressignificar a região da capital de São Paulo em torno do Minhocão, que compreende os bairros de Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios, Barra Funda e Luz. Com o mote "as ruas são pra dançar", busca estimular a apropriação do espaço público pelo público a quem, de fato, pertence, motivando uma maior interação das pessoas com seus locais de passagem, trabalho ou moradia cotidianos.
Adbox