JOÃO ARRUDA NO ESPAÇO DÉRCIO MARQUES

Em sequência ao projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, idealizado pela cantora, compositora, instrumentista e pesquisadora de cultura popular Kátya "Katchêrê Teixeira, no próximo sábado teremos João Arruda, no palco do “Espaço Dércio Marques”, ao lado do famoso e consagrado Bar do Frango, do Tatau e de todos nós!

A primeira vez que vimos João Arruda em ação foi no evento “Cantoria e Prosearia”, idealizado pela editora-chefa do ser-tão paulistano e por Katya Teixeira, em abril deste ano. Àquele evento – ímpar – permitiu-nos ver grandes músicos e cantadores em ação, exercendo seu ofício e sua arte de modo absolutamente livre, o que foi deveras, experiência única. João Arruda, que eu pessoalmente não conhecia, chamou-me particularmente a atenção, valendo o seguinte comentário na postagem que realizamos sobre o evento:
Os trinados desafiantes era coisa mesmo pra gente grande: pega-se pelo meio, retoma e/ou modifica arranjos, como nos melhores improvisos nos melhores tempos do melhor jazz. Instrumentos trocam de mão: João Arruda parece “possuído”, pois toca o que lhe cai a mão - tambor, charango, viola e ainda canta; antes que se pense n’algum outro tipo de possessão, Levi Ramiro, que foi coroinha na juventude, se empolga e proclama: “É Jesus operando!”

Assim é João Arruda e tudo o mais que se disser dele, será parte da história: seu jeito de menino arteiro esconde um artista comprometido com seu tempo e seu povo, seu canto é repleto de lirismo, uma poética que cobre abundantemente os nossos sentidos. Ele se apresenta como “violeiro, produtor e sonhador” e isso é muito verdade! Vale muito a pena conferir.
Reproduzimos abaixo o texto de Mercedes Cumaru:
Mais um ‘Dandô’ chegando…
Quer ouvir uma boa cantoria? Então, anote aí. A quarta edição do projeto ‘Dandô – Circuito de Música Dércio Marques’ acontecerá em 12 de outubro, na capital paulista. Desta vez, o anfitrião será o artista piauiense Meramolim que terá como convidado especial João Arruda, aquele jovem de Campinas que compõe, canta e ainda toca uma série de instrumentos musicais, como rabeca, viola, charango, caixa de folia entre outros.
Sobre o ‘Dandô’
Idealizado pela cantora Kátya Teixeira e lançado em setembro de 2013, em São Paulo, o projeto ‘Dandô – Circuito de Música Dércio Marques’ visa fomentar a cultura popular com intervenções musicais por todo o Brasil, sempre com a participação de um convidado especial.
A ideia é permitir que os artistas, que já têm um reconhecimento por seu trabalho, possam aumentar ainda mais a interação com o seu público cativo, além de formar novas audiências.
Amaury Falabella, o grupo Viola Quebrada, Erik Castanho e a própria Kátya Teixeira foram os músicos que participaram das primeiras edições do circuito realizadas em São Paulo e nas Minas Gerais.
Nesta fase inicial, o ‘Dandô’ já conta com cerca de 60 locais pré-estabelecidos em várias cidades brasileiras nos quais os próximos shows serão realizados.


Serviço
Dandô, com João Arruda
Data: 12 de outubro de 2013 – 21 horas
Local: Espaço Dércio Marques (Avenida São Lucas, 479 – São Paulo – SP)
Ingresso: R$ 20,00

Informações: contato@espacoderciomarques.com.br

O Espaço Décio Marques fica coladinho ao Bar do Frango, bem ali "nos fundos". Isto quer dizer que antes e depois do show a alegria, a boa conversa é por conta da cachacinha, dos petiscos, da cerveja gelada servidos com galhardia pelo Tatau. E como ninguém é de ferro e a boa musica não pode parar a roda de musica e de violão continua nas mesas, cadeiras e banquinhos do Bar do Frango.. 
Adbox