NO BAR DO FRANGO, JÚLIO SANTIN

O "Bar do Frango" - aquele que é para poucos - tem a grata honra de apresentar no próximo dia 15/11/2023, as 19 horas, o violeiro de Irapurú, Júlio Santin.




Irapuru está localizada no extremo oeste do estado de São Paulo, região conhecida como Pontal do Paranapanema, por estar localizada próximo ao entroncamente entre os rios Parana e  Paranapanema, que marca a fronteira com os estados  Mato Grosso do Sul e Parana. Por ser uma região de fronteiras e por ter ficado muito tempo afastada dos grandes centros, o lugar preservou caracteristicas peculiares, especialmente na música, marcando influências da música tocada no Mato Grosso e Paraguai, que fica relativamente perto, embora não faça fronteira direta. Nos primórdios da civilização da região, até a música do altiplano boliviano chegou até lá. Em contato com a música caipira paulista, eferveceu belos ritmos, criando uma musicalidade riquissima. 

Nas últimas décadas a região foi devastada pela presença da monocultura da cana, que expulsou da terra  agricultires que trabalhavam como agregados, fato agravado por uma forte geada ocorrida no ano de 1975, que arrasou a economia regional atingido também partes do Estado vizinho, o Parana. 

Mas o grande legado deixado para a posteridade vem da música ali produzida. Júlio Santin, nascido em Pacaembu, nasceu e cresceu na região e embora tenha nascido em época posterior a Era de Ouro da música regional, protagonizada pelo acordeonista "Seu" Eujácio Rocha e seu grupo "Os Tangarás", tornou-se violeiro e sua rara sensibilidade, captando a memória musical coletiva que certamente perdurou no inconsciente coletivo. 

Cateretes, catiras, toadas. Influencias matogrossenses, da música trazida pelos imigrantes espanhóis e italianos e influências indigenas fazem parte do ser musical chamado Júlio Santin (no seu disco de estréia há uma composição chamada Festa do Milho. Os indios Kaicang, moradores ancestrais da região até serem expulsos em fins do sec. XIX e inicio do sec. XX , praticavam um ritual com essa designação: Festa do Milho). 



Sua musica reflete não apenas suas vivências pessoais, mas também do entorno, como na belíssima e triste canção "Geada - 1975"


Enfim, vamos todos ao "Bar do Frango", apreciar boa e verdadeira música, puras raízes caipiras. Participação mui especial do rabequeiro Bruno Menegatti.

Serão executadas músicas de seu ultimo CD, No Meu Canto e de outros discos do violeiro e compositor.

Quem desejar, poderar acessar mais informações de seu último disco, publicado neste Ser-tão Paulistano (No Meu Canto, de Júlio Santin), através do link abaixo:

https://www.blogger.com/blog/post/edit/36454526/8606921757271144417?hl=pt-BR



Adbox