NO ESPAÇO BOSSA ZEN, O SARAU

 

No dia 11 de novembro de 2023, as 20 horas, no Espaço Bossa Zen, localizado a Rua  José Antonio Coelho, 583, na Vila Mariana,  vai acontecer o esperado Sarau, comandado por Hélio Braz.  





A União Harmoniosa da música que é um dos símbolos do Brasil no mundo com o Zen é promissora:  tudo a ver. Antes porém, algumas palavrinhas sobre Bossa e Zen.

A Bossa Nova, embora seja reflexo de movimentos culturais mundo afora – Nouvelle Vague, na França, por exemplo – não há no mundo quem ouça Garota de Ipanema, sem  associar diretamente ao Brasil. O timbre do violão de João Gilberto, os acordes e a voz de Tom Jobim, Roberto Menescal, Nara Leão e  outros ícones do movimento musical que reinou soberano por pouco mais de uma década, porém seu efeito produzido nos corações e mentes certamente perdurará para sempre – mesmo considerando que para sempre é tempo demais!

Mesmo tendo reinado absoluta por apenas pouco mais de uma década, a Bossa Nova marcou época. Além do ritmo e sua batida jazzística clássica, é associada imediatamente a bom gosto, sofisticação, leveza. E, ao contrário de outros gêneros, a música de protesto, por exemplo, e outros de existência efêmera, mas tão em voga na mesma época, não é ligada a nenhum movimento ideológico, político ou comportamental. Uma imagem clássica da Bossa Nova é o músico de terno ao piano ou a famosa imagem do banquinho e o violão e a já referida indumentária: o clássico terno negro e gravata borboleta!

Por sua vez, o zen, é associado ao budismo mahayana,  mas não necessariamente: o Budismo é apenas uma das práticas associadas ao Zen, bem como o Taoísmo e outras práticas orientais. Estar Zen é estar vocacionado à transcendência, ou seja,  ultrapassar as vicissitudes corriqueiras nas quais se vive cotidianamente neste Ocidente velho de guerra. Um dos caminhos de se buscar essa Transcendência, por exemplo, é a meditação. Citamos esses breves exemplos, apenas para compreender, mesmo superficialmente, o conceito Zen.

E assim chegamos ao que nos interessa diretamente: compreender e conhecer um espaço cultural e artístico denominado Bossa Zen, que tem como proposta oferecer ao público momentos agradáveis, cuja atmosfera permite evocar nos espíritos a disposição para descansar da azáfama diária. O Espaço Bossa Zen é acolhedor, as pessoas liberam-se das tensões, toda a atenção é naturalmente voltada para a música alegre e acariciante aos espíritos. Como diria Guimaraes Rosa, que bem sabemos, era um atento leitor de filosofias Orientais, especialmente da Índia, como Os Vedas e o Bhagavad Gita:

 “Qualquer Amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”. (Guimaraes Rosa, Grande Sertão: Veredas)

O espaço cultural Bossa Zen é, como todos nós, sobrevivente da Pandemia do corona virús. Passou por dificuldades, mas resistiu, resiste. Durante a semana oferece cursos de piano, violão e voz. Também possui um estúdio bem equipado onde podem ser feitos ensaios e gravações profissionais, tudo sob a direção segura do Helio Braz


O SARAU

O Sarau do dia 11-11-2023 contará com uma importante inovação: os participantes serão acompanhados nos  arranjos e execução musical pelo próprio Hélio Braz, responsável pelo projeto. O professor, instrumentista, cantor, compositor e arranjador irá fornecer todo apoio vocal e suporte instrumental ao artista que cada um leva dentro de si. Sabe aquele instante fatal em que o artista sem experiência sobe no palco e ao ver a platéia "trava", não conseguindo, soltar a primeira e libertadora frase? É algo comum, que pode acontecer a qualquer músico experiente que, então, tem seus "truques" salvadores. Com o professor Hélio acompanhando ao violão, não tem problema: volta e reinicia quantas vezes necessite. Os participantes do Sarau sabem que efetuarão a travessia a que se propuseram. E suas  qualidades de cantor/cantora, declamador/declamadora, dança/sapateados  ou performance teatral serão executadas e a certeza de estar acompanhados por um exímio profissional, um múltiplo artista,  profissional de larga experiência, lhes da a segurançao necessária ao participante do sarau, além da diversão garantida, uma aula de produção musical. O professor Hélio trata com igual atenção o músico profissional e amador.

 


 

HÉLIO BRAZ

Profissional da música qualificado, que faz questão absoluta do controle de seu trabalho, o que lhe assegura total independência. É autodidata, tendo complementado seus conhecimentos com cursos de Formação de Artes (São Caetano) e Harmonia Funcional, com o Maestro Koellreuter . Também estudou na Fundação das Artes (USP). Com mais de 30 anos de atuação, toda a sua experiência e dedicação está a serviço do Projeto Bossa Zen, onde, um dos aspectos é proporcionar às pessoas interessadas uma viva experiência em Artes, como sendo algo ao alcance de qualquer pessoa, seja profissional ou amador.


PRINCIPAIS OBRAS:

Possui seis CDs gravados, produções solo ou em parceria. Entre suas atividades musicais está a produção de jingles publicitários.  Segue abaixo alguns vídeos, de inúmeros disponíveis no YouTube, pequenas doses do enorme talento a serviço da Educação Artistica e também do entretenimento..






Obra editada em CD:.






 


* Da obra editada em CD só conseguimos localizar imagens da capa dos seguintes: Parcerias, Fome Que Não Cessa e Todo Silêncio É Pouco

 


                             

- Parcerias

- Lagartixa Pintada (infantil)

- Todo Silêncio é Pouco

- Fome Que Não Cessa

- Cidade Agitada

- Na Marra

 Hélio Braz, como se vê, é incansável. Tanto equilíbrio em atividades tão próximas e também tão díspares: convenhamos que não é fácil conciliar as atividades de artista com a de educador, produtor e agente cultural. É preciso mesmo estar Zen para dar conta. Alguns minutos de conversa com o Hélio é suficiente para compreender a razão de tanta dedicação: ele ama e respeita o que faz. A prática Zen  serve a Bossa e vice versa; o interesse e o equilíbrio que ele sustenta, se explica por si: a Bossa sempre deve ser lembrada para que as novas gerações não esqueçam; Bossa e Zen, modelos e práticas, que harmonizadas, são agradáveis ao espírito. Tudo a ver!

O  espaço Bossa Zen nos espera, aprazível cantinho, enigmático e misterioso, que quase passa despercebido aos olhos incautos.

SERVIÇO:

Rua  José Antonio Coelho, 583, Vila Mariana

Dia 11-11-2023, às 20:00 - Entrada R$ 20,00 reais.

Adbox