Arsenal da Esperança

A palavra arsenal lembra fábrica, depósito de armas, destruição e morte. Se alguns poucos homens vieram ao mundo para destruir, outros milhões vieram e aqui estão para construir. Das instalações abandonadas de um arsenal, destes destinados a armas de guerras, usadas nas duas guerras mundiais, na cidade de Turim, Itália, nasceu o Arsenal da Esperança no ano de 1.964 para levar esperança à humanidade.

Em São Paulo o Arsenal da Esperança, está localizado bairro da Mooca, no prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, um local de enorme importância para a cidade de São Paulo e de todo o Brasil. Lá eram recepcionados os imigrantes vindos da Europa, que recebiam hospedagem, alimentação, documentos e eram encaminhados aos locais de trabalho. Funcionou até 1920 e recepcionava em alguns dias até 600 imigrantes. O Arsenal da Esperança dirige o seu trabalho aos moradores de rua, especificamente aos homens e atende a uma média de 1.200 por noite. Oferece condições de banho, jantar, pernoite e café da manhã. Durante o dia cursos profissionalizantes, biblioteca, assistência médica, social e espiritual. Lembram-se da Dora, personagem da Fernanda Montenegro no filme Central do Brasil?. Voluntários fazem o “serviço”, ainda, de escrever cartas para os familiares em outros estados. Emocionante?. É também ver os moradores de rua freqüentando a biblioteca, um dos espaços mais procurados para a leitura, de livros sim, jornais e revistas. O morador de rua é também o migrante que chega cheio de esperança, é assaltado e fica sem documentos, dinheiro e local para morar; é o que perdeu o trabalho o lar e a família. Todos são recebidos com dignidade e respeito que o ser humano merece.

Simone Bernardi, missionário italiano, é o Coordenador do Arsenal da Esperança. Conversar com ele sobre o trabalho ali desenvolvido faz com que continuemos a acreditar na humanidade e um “puxão de orelhas” em nós, acomodados e assistindo "da poltrona". O Arsenal da Esperança aceita doação de roupas, livros, alimentos, material de escritório, contribuição financeira e trabalho voluntário. Uma vez por mes organiza um bazar com o material doado. Como diz o Simone: "tudo é aproveitado".

Fica na Rua Almeida Lima, 900. Móoca. Telefone: 2292-0977.
Pode conheçer mais acessando o site e o blog: Arsenal da Esperança

O programa Ação, da Rede Globo, apresentado pelo Sérginho Groismann fez uma matéria especial sobre o Arsenal da Esperança:aqui
Adbox