Apresentação do cd Feito de Corda e Cantiga.

O Joca, escritor de rara habilidade para fazer o encontro das palavras com a emoção, e nosso confrade aqui no Ser Tão, escreve no encarte do cd Feito de Corda e Cantiga que "Kátya Teixeira carrega no sangue e na pele tradições ancestrais que remontam as Minas e as Alagoas de seus pais, por sua vez amalgamados à cristãos novos, mouros, moçárabes, ciganos... Batuques negreiros e danças indígenas, cantigas vindas do caldeirão ibérico, repercurtindo ecos celtas, visigodos, hindi. Com o rigor incansável da pesquisadora e a sensibilidade da artista, capta a essência da beleza e sabedoria ocultas na simplicidade cultivada há milênios pelos povos. Buscar, re-criar, cantar, dialogar, confluir... esta tem sido a sina dessa genuína paulistana de alma mestiça.

Nas suas andanças, junta no alforje loas, lundus, jigas, joropos, congados, sambas, fados, choros, aboios, cantos de trabalho. Com seus parceiros – são muitos, entre consagrados músicos e anônimos, gente do povo – cria novas harmonias, enriquecidas de novos sabores e saberes, cores. Nada em sua obra é fortuito, qualquer referência tem sua razão de ser e de estar ali!".

Sobre os compositores:

"Tempo presente: O grupo dos Quatro e a Musa.

Os quatro compositores convidados – Giordano Mochel, Chico Branco, Luis Perequê e Jean Garfunkel – formam um Qvadrivium, (nas universidades medievais, o qvadrivium representava os conhecimentos básicos em aritmética, geometria, astronomia e música) representam quatro caminhos convergentes. Um a um eles chegam. Vem das veredas, senzalas, bares, ruas, vilas, morros... acordes vicejantes do corpo e da alma de nossa gente, rastreando nosso genoma cultural!. Em Feito de Corda e Cantiga a Alquimia se faz!!! Diferentes caminhos entrecruzam-se, possibilidades de diálogos se expandem com leveza e coloridez, sem esquecer o rigor, pois aprendeu com muitos mestres a arte de “bordar” canções, timbres e harmonias!.

Os quatro, a Musa, mais um fuzuê de instrumentistas geniais, uma confraria em seu sentido puro – místico –, uma "arreunião" - do verbo arreunir - que nos diverte, emociona e provoca reflexões a respeito do nosso ser e estar neste mundo!".

O cd é um projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2010

Com apoio também do Matim Pererê Empório Cultural e do Ponto de Cultura Caiçaras, da cidade de Cananéia, na gravação do Fandango da faixa 13 Vida Aventureira.


Os ritmos passeiam por: choro-boi, fandango, moda de viola, afoxé, tambor de crioula, joropo venezuelano, polo margariteño, cantigas, samba, congo capixaba, congado.


Músicos que participaram do cd:
  • Kátya Teixeira - voz solo, vocais, violão 6 cordas e cuatro
  • Thomas Rohrer - rabeca
  • Sérgio Turcão - baixolão e vocais
  • Gabriel Levy - acordeon
  • Noel Andrade e Ricardo Vignini - violas caipira, de cocho, de cabaça
  • Aluá Nascimento, Cássia Maria, Jica Thomé, Manoel Pacífico - percussão
  • André Venegas (Barbatuques)
  • Ney Couteiro - Violão de 8 cordas, cuatro
  • Fandango - Jovens Fandangueiros de Itacuruçá, Vida Feliz de Cananéia e Caiçaras do Acaraú
  • Rodrigo y Castro - Flautas
  • Manassés Aragão - Trompete
  • Clara Bastos - Baixo
  • José de Geus - clarinete
  • Mochel, Daniel Figueiredo, Amauri Falabella, Marcelo Pretto - vocais



6 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    ..a apresentação teria mesmo de ser de mestre ZéMaria, que conhece como poucos os segrefos da síntese. E a gente tenta aprender!

    Joca

  1. Alexandre Silva disse...:

    É possível saber se o CD está previsto para sair em Portugal? Se não, como pode ser adquirido?

  1. Anônimo disse...:

    Alex, meu caro!
    faremos esse CD chegar a Portugal, creia-nos!
    Grande abraço!

    Joel

  1. José Maria disse...:

    Salve Alexandre, só por saber que "ai na terrinha" você é leitor das nossas escritas e fã da Kátya Teixeira, tem garantido o cd. O Joca Suassuna Ramiro tem o seu enderêço?.
    Grande abraço.

  1. Anônimo disse...:

    Gostaria muito de encontrar o novo cd de Kátya. Quem estar distribuindo? É a própria autora, qual o canal para aquisição?
    Ademir Santos- Salvador Bahia.

  1. Oi Ademir, e demais interessados em adquirir o cd da Katya Teixeira, entrem em contato com a autora através do email katyateixeira@gmail.com ou solicite pelo sertaopaulistano@gmail.com

    Abraços!
    Fernanda

Postar um comentário

 
Ser-Tão Paulistano Copyright © 2010 - 2011 Template Oficial Versão 2 | Desenvolvido por Iago Melanias.