On The Road in Sampa

Sabe o famoso  "deixa comigo, eu conheço a rua muito bem?". Não foi uma soberba de minha parte ou mesmo uma elevada dose de autoconfiança, pois sei que a rua Conde de São Joaquim fica ali pertinho da Brigadeiro desde os primórdios da minha chegada em São Paulo quando fui morar na rua Japurá em frente à Camara Municipal, bairro da Bela Vista, também conhecido como Bixiga. Para os moradores de origem e os que de fora vieram citar apenas  "a Brigadeiro" como referência é estar falando (como não é conversa de atendente de telemarketing posso estar usando o gerundio) da Avenida Brigadeiro Luis Antonio, aquela que começa ali no centrão, proximidades do Largo São Francisco,  e termina no bairro do Itaim, no início da avenida Santo Amaro. Cruza a avenida Paulista, passa próximo ao Parque do Ibirapuera e a alguns metros do "deixa que eu empurro", carinhosa homenagem do humor paulistano ao portentoso Monumento às Bandeiras, do escultor Victor Brecheret. Ainda dentro das avenidas "brigadeiras", no fim da Brigadeiro seguindo à direita pela ruas Joaquim Floriano e Iguatemi chega-se à "Faria Lima", nada mais nada menos que a avenida Brigadeiro Faria Lima. 
 
Então... para chegar até a Conde de São Joaquim tenho a opção, na rua Arcipreste Ezequias bairro do Ipiranga, tomar o onibus 475M Terminal Amaral Gurgel que desce a Brigadeiro e no em máximo 40 minutos estar na empresa do meu cliente. Esse 475M costuma demorar e como passou primeiro o 4706 Metrô Vila Mariana optei por ele com a idéia de tomar, na Vila Mariana,  um Praça João Mendes que viria do Jabaquara com destino à praça João Mendes passando pela rua Vergueiro e descer próximo à Conde de São Joaquim, na Liberdade. Nove horas da manhã a teoria e planejamento iniciais sendo furados pelo "pico do trânsito" na congestionada rua Vergueiro, a mesma da Liberdade só que ainda na Vila Mariana. Com vinte e cinco minutos de atraso tomo um Praça João Mendes na Vila Mariana, seguindo o própósito optativo inicial, não contando com a ainda congestionada Vergueiro, agora próximo à Ana Rosa. Fazendo rápidos calculos, do contratempo incial, do atual e ainda do possível passando pelo Paraiso até descer na Vergueiro, caminhar algumas quadras, dar uma respirada para não chegar esbaforido ao cliente, o atraso seria de uma hora, mais ou menos, mais prá mais. A solução arquitetada e a melhor, assim espero, é ir por baixo da terra, de metrô. Apeio do onibus um ponto antes da estação Ana Rosa e caminho para tomar o metrô até a da São Joaquim, percurso rápido passando apenas por Paraiso e Vergueiro. A estação Vergueiro fica na avenida Liberdade, bairro homonimo e onde começa a rua São Joaquim que não é o meu ponto final.

Conhecedor profundo entro à direita no Viaduto Pedroso, sobre a Vinte e Três (como é conhecida a Avenida Vinte e Três de Maio), rua Pedroso, esquerda na Martiniano de Carvalho cruzo com a rua Santa Madalena e na próxima que é a Pio XII sinto que estou em direção que não me conduzirá a nada. Melhor abaixar a bola, reconhecer o erro e pedir ajuda ao entregador de compras do Mercado Futurama que, imagino, conhece muito bem as ruas do pedaço. Mesmo em um bairro quase central a relação entre comerciantes e clientes não passa de um "interiorzão" e a entrega de compras em carrinhos é um atrativo fornecido pelos pequenos mercados e quitandas. Apontando para a direita o entregador orienta: "...na próxima que é a Martiniano entre à esquerda, desça tres ruas até a Humaitá e a Conde de São Joaquim é a próxima à direita". Ainda não sei qual foi minha intenção, talvez um restinho de soberba, mas disse a ele que tem a rua Condesa de São Joaquim e a Conde de São Joaquim. Sentindo-se despristigiado deu uma aula: "...tem a rua São Joaquim, que é do lado de lá da Vinte e Tres e da Vergueiro, ao lado do metrô São Joaquim. Tem a Condesa de São Joaquim e o viaduto Condesa de São Joaquim que cruzam a Conde de São Joaquim e que é a rua que você quer. Tá certo?". Certo meu amigo, obrigado pela informação, bom trabalho e descupa qualquer coisa. Várias quadras depois, ainda bem que era descida, chego esbaforido e suado ao cliente. 

Como diria Dona Judith, minha mãe: "Depois espanta a freguesia e não sabe porque". O cliente me recebeu cordialmente e penso em ir até a Paróquia de São Joaquim agradecer a atenção do Santo. Curioso: a igreja fica na avenida Lacerda Franco, Cambuci? e não tem também a rua Deputado Lacerda Franco em Pinheiros?.  
   
Adbox