Cantando na Chuva - Sessenta Anos.



Neste ano de 2012 fazem sessenta anos da estréia de Cantando na chuva, o melhor e o maior musical da história do cinema. Aqui a a unanimidade não é burra. Tá bom, tem uns dois críticos que acham o filme sem mensagem, não trata de tema politico ou social. E precisava?.

O ator principal é Gene Kelly, o maior dançarino do cinema em todos os tempos. O outro maior dançarino do cinema em todos os tempos é Fred Astaire. Como assim? os dois são os maiores?. Impossível definir quem foi maior ou melhor, de minha parte tenho o maior prazer em asistir os filmes de ambos. Peço a opinião e o parecer definitivo do poeta e escritor Joca Ramiro, cinéfilo da mais fina tradição dos cinemas do interior e dos bons tempos dos cinemas de rua em São Paulo e hoje dos shoppings. 

O produtor Arthur Freed, um dos poderosos da Metro Goldwwyn Mayer, era também compositor e quando decidiu pela filmagem de Cantando na Chuva foi buscar musicas compostas há mais de vinte e cinco anos resolveu, junto com os roteiristas Beth Comdem e Adolph Green, que o filme fosse ambientado no ano de 1928, com o cinema enfrentando a sua maior transformação pelo lançamento no ano anterior do primeiro filme sonoro, o Cantor de Jazz. Cantando na chuva é uma grande homenagem à essa época, em que centenas de atores e diretores ficaram desempregados, muitos não se adaptaram ou não tinham condições para a adaptação. O recente filme O Artista, em branco e preto, retrata muito bem essa transformação. Gene Kelly foi também codiretor, junto com Stanley Donen, e coréografo. Os principais atores: Debbie Reinolds era um jovem de dezenove anos e foi seu primeiro filme, Donald O'Connor, Jean Hagen e Cyd Charisse.

Além de maior e melhor musical é o mais famoso da história do cinema. Suas imagens são repetidas diáriamente, é citado e homenageado em muitos filmes. A musica Cantando na Chuva faz parte de imagens marcantes do cinema, Laranja Mecanica entre outros tantos.    

Aqui a dança de Gene Kelly, copiada, homenageada, inspiradora e exibida milhões de vezes.


Adbox