Vida de cão?

No sábado de manhã a Cláudia liga perguntando se poderia ajudar a levar a Bady ao veterinário. Ajuda "tipo assim" cuidar para se comportar dentro do carro, não saltar sobre a motorista e não sair em disparada pelas ruas quando a porta abrir.

O consultório com recepcionista, humana, no atendimento inicial e cães aguardando a consulta acompanhados pelos donos e donas. A primeira pergunta da veterinária é "menino ou menina?" e depois o nome da paciente que é colocada em uma mesa sob o olhar preocupado da "mamãe" Cláudia. A jovem veterinária ao primeiro contato percebeu o inchaço nas mamas da Bady, o motivo da consulta, e com algumas perguntas à Cláudia e toques com as mãos definiu e decidiu o tratamento, operação, prescrevendo antes a necessidade de exames de sangue e sonografia para poder analisar o procedimento na hora da operação e marcar a data. Passou receita de antibióticos com a recomendação de imediato uso pela Bady.

Na sequência até o laboratório para providenciar os exames de sangue e sonografia. Modernas instalações, ambiente tranquilo, funcionários uniformizados, jovens, atenciosos e educados. Com a ficha do paciente na mão chamam pelo nome, do paciente, na hora de levar para a sala de exames. Cães de todos os tamanhos, cores, caras e bocas comportam-se "civilizadamente", sem latir ou rosnar na presença dos outros. Parecem sentir que o momento não é de festa ou de marcar território. Os "papais" e as "mamães" se interessam pela doença do animal do vizinho, trocam informações de remédios, veterinários e outros cuidados. 

O Brasil é o segundo maior mercado mundial em serviços e produtos para os pets, como são chamados os cães e gatos, com o valor estimado para este ano de doze bilhões de reais. As lojas apostam em vários tipos de atendimento e serviços e vale oferecer banhos com essências que acalmam, de ofurô, recreação durante o dia com brinquedos, piscina e sala de ginástica com esteiras, enquanto os "pais" trabalham, além de hidratação, clareamento e tintura dos pelos. "Pet motel" com sala para acasalamento e dotada de colchão vermelho, iluminação especial e espelho no teto são as instalações para atender ao que no popular era antes chamado de "levar para cruzar". Consultorias especializadas garantem que os investimentos continuarão com novos serviços e o mercado ficando mais competitivo e movimentando "mais" bilhões.

Ah! a Bady, foi operada na mesma semana, liberada em seguida e em poucas horas já estava saltitante, lépida e faceira. Como toda boa adolescente aproveitava os momentos de convalescência para exigir uma atenção maior da Claudia, da também "mamãe" Kátya e do também "papai" André. Para desespero da Makeba, a outra "petzinha, que não entendia tanta paparicação.

Pets adotados e criados por artistas recebem nomes apropriados. A Bady, Bady Assad e a Makeba, Miriam Makeba.




3 comentários:

  1. Joca disse...:

    ...ja dizia Francesco, chamado o de Assis, que haveria de chegar tempos em que maltratar um animal seria crime. Sim, é verdade, que a História caminha para a frente, apesar de alguns renitentes reacionários.
    Inda outro dia, percebi a preocupação de um amiguinho de minha filha ao receber uma ligação de outro amigo que aos prantos dlhe comunicava o "passamento" do cãozinho com a mesma idade dele - 15 anos! Todos imediatamente se puseram à caminho da casa onde o garoto estava desconsolado com a perda...

  1. José Maria disse...:

    Poeta e São Silvestrino Joca Ramiro: o prédio onde tem o pet motel é Em Belo Horizonte com vários andares e todos com serviços aos animaizinhos. Inseminação artificial, comida natural e etc. Grande abraço

  1. Joca disse...:

    Salve José maria, o Guru! Aceito de bom grado ser chamado poeta, considerando a ideia de Octavio Paz, para quem "todo homem é essencialmente um poeta e toda criação necessariamente, é um ato poético!"
    Quanto a São Silvestre, deixei de participar há muito tempo... da tradicional corrida, nada mais existe, agora, é puro show mercantilista, a cada ano piora e acho que a melhor coisa que deveriam fazer era trocar de nome, chamar por exemplo, "Corrida Internacional da rede Globo", sem qualquer ironia...

Postar um comentário

 
Ser-Tão Paulistano Copyright © 2010 - 2011 Template Oficial Versão 2 | Desenvolvido por Iago Melanias.