BAR DO FRANGO, 25 ANOS

O Bar do Frango comemora neste fim de outubro 25 anos de existência. Poucos lugares da cidade de São Paulo são tão representativos da cultura paulista/paulistana/brasileira quanto esse simpático lugar. Seu glamour é justamente o antiglamour: suas mesas nuas e rústicas de madeira, o Tatau, dono e mentor do espaço, nas mãos bandejas, garrafas e copos, circulando entre clientes, fregueses e amigos guardando de cabeça simultâneos pedidos de bebidas e petiscos. E no minúsculo palco, quase colado às mesas, o artista convidado da noite mostra o que de mais representativo existe em nossa música chamada independente. É nesse ambiente aparentemente caótico que quem tiver oportunidade de frequentá-lo poderá viver experiências que o fará desejar voltar outras vezes.
Sim, a primeira coisa que ocorre ao freqüentador, mesmo de primeira viagem, é sentir-se em casa. Outra característica única do lugar é o freqüentador poder dividir a mesa com os artistas que freqüentam o lugar regularmente.
Nesses 25 anos, dezenas de artistas o freqüentaram em noites memoráveis de alegria, beleza, emoção, cuja tradução nos textos de divulgação se poderia chamar entretenimento, lazer e cultura.
O Bar do Frango é mais que um bar: se trata de um ponto convergente onde se aglutinam expressões da cultura popular. Em termos de qualidade e conteúdo, humanismo, de tudo de significativo que se produz no país, ecos dos sertões, de todas as plagas de Minas, do Norte, do Nordeste, dos nossos muitos interiores e também das academias. O bar do frango é para poucos, mas é de todos!
Com a palavra, Tatau:
O Bar do Frango é um Espaço de Resistência, por não apresentar essa cultura fácil, barata que visa somente o dinheiro e, pelo contrário, traz valores da nossa cultura popular daqui, do entorno e até de lugares distantes do Brasil e do Mundo. O forte do Espaço são as apresentações musicais, mas temos também as apresentações de peças de teatro adulto e infantil, lançamento de livros, exposições, poesia, corais, etc... mostrando para o público a diversidade cultural com qualidade. Uma vez por mês – último domingo - temos os Saraus sempre lotados e já há 16 anos, desde 1998, época onde poucos Saraus existiam nas cidades e cujo intuito é os artistas interagirem. E tudo isso sempre de forma gratuita.”
Convite: Vamos todos ao Bar! É só chegar e entrar: lá pelas oito da noite a animação vai começando, discretamente. Fica logo ali, na Avenida São Lucas, 479. A Av. São Lucas começa na Rua do Oratório, altura do número 2300. Outra referência é a Av Luiz Inácio Anhaia Melo, altura do número 5000. Seguindo a av. São Lucas, logo depois da Igreja, em frente a uma pracinha. Se existisse um serviço de auto falantes no local, o texto seria mais ou menos assim: “No Bar do Frango, não cobra para entrar e nem para sair, não tem telefone, nem filiais.”
PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE ANIVERSÁRIO
Abertura das comemorações. Programação:
O tradicional Sarau, domingo, dia 26/10, a partir das 18h com importantes participações;
Fotos e filmes, relembrando e conhecendo a história do bar, quarta-feira, dia 29/10, a partir das 20h, depois música nas mesas;
Grupo Musical, Os Lunáticos, músicas compositores da década de 70 e 80, quinta-feira, dia 30/10, a partir das 20h;
Canções e Violas, dia 1º/11, sábado, a partir das 21h;
O Compositor e cantor Hélio Camalle, recém-chegado da França, dia 08/11, sábado, a partir das 21h;
Encerramento: dia 16/11. Domingo, a partir das 14h, pretende-se montar um palco na praça em frente ao Bar, onde músicos e convidados farão uma grande festa com a diversidade musical própria dos freqüentadores do lugar. A Entrada é Franca em todos os Eventos.
Adbox