FABIENNE MAGNANT NO INSTITUTO JUCA DE CULTURA


Será neste domingo, 4 de agosto, no I.J.C. (Instituto Juca de Cultura), a violeira e guitarrista francesa, Fabienne Magnant, estará brindando o público paulistano com um concerto que promete ser inesquecível.

Fabienne, de formação clássica, é apaixonada pelos instrumentos de corda latinos e especialmente brasileiros, cuja presença viva está presente em seus quatro trabalhos até agora registrados. Notadamente nos recentes trabalhos  – Lês Sens Des Sens e La Trinidad-  este último, repleto de latinidades e brasilidades.

A francesa de Órleans consegue, num processo de alquimia musical -  provavelmente explicadas por suas origens ciganas somadas à formação clássica - equilibrar esses vários mundos, num processo que remonta os primórdios da musica dos tempos antigos a partir do Oriente, avançando pelas Américas, Áfricas, chegando ao século XX. Uma análise um pouco mais cuidadosa de seu trabalho encontra-se no texto já publicado aqui no blog Ser-tão Paulistano, o texto “Os Três Mundos de Fabienne Magnant”:
 Apaixonada pela viola caipira, tornou-a um dos instrumentos utilizados especialmente em suas apresentações junto ao publico europeu, juntamente com o violão clássico e a guitarra flamenga – a santíssima trindade dos instrumentos de cordas mais populares do mundo.



Neste domingo no I.J.C. apresentará musicas de seus discos anteriores, além de composições próprias inéditas, e de peças do repertório brasileiro, clássicos que vão de Luiz Gonzaga (uma especialíssima versão de Asa Branca), Marco Pereira (Bate-Côxa) e Dilermando Reis.

Dentre os músicos especialmente convidados, muito provavelmente a presença do violeiro Ricardo Vignini, além do percussionista Carlinhos Ferreira.

Imperdivel!

Endereço do Instituto Juca de Cultura: Rua Cristiano Vianna, 1142, próximo ao Metrô Sumaré.

Os demais concertos de Fabienne Magnant no Brasil ocorrerão nas seguintes datas:

- Belo Horizonte, no dia 09/08, no Teatro da Aliança Francesa de Belo Horizonte, as 19:30 hrs
- Rio de Janeiro, no dia 11/08, no Teatro Arthur da Távola
- Brasilia, 14/08, na Casa do Chôro



Adbox