TURIBIO SANTOS CONTA HISTÓRIAS DO MUNDO DA MÚSICA

 

Algo um tanto fortuito e outro tanto aleatório, levou-me a uma descoberta que, a principio, mostrava-se apenas como curiosidade, mas que a seguir revelou-se sumamente interessante. Tinha em mãos um pequeno livro que, se não era propriamente de um tesouro, era um mapa do tesouro.

Muita gente certamente conhece o violonista brasileiro Turíbio Santos. Além de concertista de renome internacional, tendo atuado na Europa por aproximadamente 20 anos seguidos, realizando uma média de 100 concertos anuais, o que dá a bagatela de mais de 2.000 concertos e a impressionante média de um concerto a cada três dias, aproximadamente. Digo esses números, inexatos, apenas para situar quem não conhece Turíbio Santos. Além de concertista erudito, Turíbio é um dos maiores divulgadores e estudiosos da música instrumental brasileira. São notáveis suas gravações de Chôro, especialmente para o Selo Kuarup,( que para a alegria geral, está de volta, mas até hoje eu tento descobrir como adquirir discos de seu acervo, pois no site não mostra como).

Voltando ao nosso personagem: foi durante 15 anos diretor do Museu Villa Lobos e em 1983 fundou a Orquestra Brasileira de Violões. Oficialmente ele deve ter uns 70 discos gravados. Esta é uma apresentação bastante sucinta, mas não é de sua música que quero falar aqui e sim do escritor de memórias.

A obra está na praça desde 2002 e nela o maranhense de São Luis nascido em 1943 conta episódios de sua longa carreira. Alguns picarescos, outros curiosos, outros engraçados, divertidos, daí o curioso título: “Mentiras... ou Não? Uma Quase Biografia”.  Faz sentido, pois muitas das histórias parecem de fato pilhérias divertidas e se não forem verdades, deveriam ser. Se entram, por acaso, no rol das coisas lendárias, então definitivamente são histórias reais! Com certeza podemos chamar de “crônicas” de uma longa carreira de mais de 60 anos (na época em que foi escrito ele  completava 40 anos de carreira. Agora está completando 60 e seria bem vinda uma continuação ou pelo menos uma nova edição aumentada. O que não deve faltar  é coisa pra contar em tantos anos de atividade).

 




São histórias leves e importantes, que revelam a construção de um artista  brasileiro que se sente perfeitamente a vontade seja numa sofisticada e luxuosa sala de concerto ou numa roda de choro. Não são meras metáforas: dividiu palco com Andrés Segóvia, provavelmente o violonista mais respeitado que já existiu, não apenas por sua técnica fenomenal, mas por ter colocado o violão, o simples e acanhado violão, num lugar de honra na história da musica universal; Rostropovich, Yehudi Menuhim, Jean Pierre Rampal, etc. E também com Ismael Silva, Clementina de Jesus, Aracy de Almeida e outros. Do rigor erudito ao improviso, este é Turíbio Santos.

A GLÓRIA EM PEDRO OSÓRIO, A CONVITE DE SANTANA

Turíbio Santos declara e não existe nenhum motivo para duvidar, que uma apresentação na pequena cidade gaúcha de Pedro Osório a convite do Santana, está, pelo menos, entre as cinco mais espetaculares que realizou ao longo da vida (e olha que não foram poucas, entre elas uma raríssima apresentação no Petit Chateau Marie Antoniette, em Versalhes. Diz a lenda que em 200 anos, apenas quatro concertos se realizaram no local, um deles, uma apresentação solo de Turibio).  



Santana
                                  

Santana é uma figura icônica, uma lenda para os que o conhecem. Como toda lenda, possui a aura do implausível, se considerarmos a música do ponto de vista do show business. Tão tenho dúvida em afirmar – sempre de acordo com relatos que me contam – que Santana é um destruidor de paradigmas. Empregado num posto de gasolina, conhecedor e apaixonado por música brasileira, sua estória merece ser contada em prosa e verso. Tem o respeito, carinho e admiração de todos. 

E Santana, nalgum belo dia teve o pensamento doido de levar grande nomes da música pra Pedro Osório. E os grandes nomes de nossa música cismaram de endoidecer também e essa santa loucura se ampliou e contaminou a todos, a ponto de um dos mais encantadores loucos que já existiu, Dércio Marques, ter se referido a ele como "doido". Logo ele! 

O cachê? Santana paga do próprio bolso, de seu salário de empregado do posto de gasolina, o que me faz pensar que ele deve ter uma capacidade de convencimento fora do comum... Dizem que é seu amor pela musica, o que o faz digno de constar num livro chamado "Mentiras? Ou não..." Eu tenho uma suspeita: Santana escreve muito bem. Já tive oportunidade de ver alguns apelos que ele fez a alguns artistas conhecidos meus. Demonstra antes de tudo um conhecimento e uma sensibilidade fora do comum. Tenho pra mim que o artista quando toma conhecimento da existência de uma pessoa com aquela capacidade intelectual emoldurada por tanto paixão pela arte, não há quem resista. Não tenho conhecimento se ele já levou para Pedro Osório alguma "vaca sagrada" da MPB... Realmente, não sei! Se não levou a culpa não é dele nem da "vaca sagrada". Culpa, se houver, é da multidão de produtores e assessores que ficam em torno da "vacas sagradas", impedindo-os, as vezes, de entrar em contato com o mundo lá fora. Duvido que uma vaca sagrada, em pelo e presença, sensível como é, não se renda  ao apelo de Santana. 

A verdade é que são poucos os produtores musicais do país que auferem um prestigio próximo ao de Santana, prestígio que respeitosamente desdenha, não por qualquer coisa que lembre orgulho, mas por sua própria postura perante a arte musical, sua Musa Maior e Absoluta. Não o conheço pessoalmente e nem conheço detalhes de sua vida e atuação, mas a mim parece que Santana deve ser uma espécie de monge para quem a música, seja popular ou erudita, é algo sagrado.

A cantora, compositora, pesquisadora Kátya Teixeira certa vez me disse: “Joca, você precisa conhecer o Santana!”

De outra feita, numa das poucas vezes que conversei com Dércio Marques, ao ouvir meu entusiasmo pela musica brasileira – que, sem sem exagero, considero a melhor do mundo -,  disse mais ou menos assim:

 “Joel! Tu precisa conhecer um doido!”

Na época, eu ainda não conhecia o prestigio de Santana, a principio nem sabia de quem se tratava. Mas ouvir aquilo de Dércio, de quem se pode contar saborosas e inacreditáveis histórias – Mentiras... Ou não? – só me veio a mente uma frase como resposta:

“Bom, se tu diz que o homem é doido, deve ser doido mesmo!”



Quem conheceu Dércio sabe o que isso significa. Poeticamente, Dércio era conhecido por todos como o “eterno menino”, mas se o chamassem “moleque tranquina” talvez estivesse mais perto mais perto da verdade do que a pureza do “menino de roça”! Ele era um incorrigível presepeiro e adorava pregar peças, cujas “vítimas” por vezes não achavam nada engraçado.

Bom, é de coisas assim, ao lado de informações preciosas sobre o mundo da musica, que o livro de Turíbio trata. Isso nos oferece uma dimensão humana raríssima, vindo a tona, integralmente o ser humano e o artista: “carnadura humana”, como diria o escritor paraguaio Roa Bastos. As histórias de Turíbio se misturam às que contam de Dércio e de Santana, pois são navegantes com passagem livre em qualquer meio social. São seres que se expressam na pura entrega, que reflete fielmente sua visão de mundo, que acreditam na Arte autêntica, sem falsas roupagens. Sua postura perante a Arte é tão pura que é mais ou menos como ver um gênio trabalhando em seu laboratório secreto. Sobre o concerto em Pedro Osório, nas palavras de Turíbio:

“...Santana conseguiu fazer da apresentação em Pedro Osório – cidade de 15 mil habitantes – um momento de afeto, amizade, cultura, música e otimismo como raras vezes vivi em toda a minha vida.”

E para terminar, como ninguém é de ferro, os fazendeiros locais, tomados pelo entusiasmo, ofereceu um gigantesco churrasco para toda a cidade. Santana tornou o evento num convívio democrático, repleto de sincera harmoniam eclipsando as diferenças sociais.

 

SEGÓVIA EM PERNAMBUCO

Outro episódio que vale a pena ser mencionado: o grande violonista Andrés Segovia iria dar um concerto no famoso teatro Santa Isabel, no Recife. Mas eis que ele,  andando pelo teatro percebeu barulhos externos poderiam entrar no teatro durante o concerto. Ora, é notório o zelo que os espanhóis tem em suas apresentações e Segóvia simplesmente decidiu que não faria a apresentação. Quem achava João Gilberto chato, não sabe o que um violonista espanhol é capaz de fazer para garantir a lisura de sua arte em irmanada parceria com o amado violão. Os ingleses chamam um de seus grandes guitarristas de “deus da guitarra”. Isso é simplesmente fora de questão em se tratando de espanhóis: seria mais coerente o espanhol tratar seu violão como um “deus” – que perdoem a possível blasfêmia, mas não encontro outro termo. Inconformado e profundamente irritado, Andrés Segóvia fechou-se em seu camarim.

Algum tempo de passou, o diretor do teatro bate a sua porta;

- Maestro, dez minutos para o concerto.

- Não vou tocar. O barulho do bonde incomoda – responde Segóvia

- Perfeitamente, Maestro. – responde o diretor imperturbável. Segóvia estranha, pois o mesmo em nada tentou argumentar... Cinco minutos depois,lá vem o diretor:

- Maestro, cinco minutos...

- Já disse que não vou tocar. Explica ao público!

- Perfeitamente, Maestro. – e se afasta tranquilamente. Segóvia fica preocupado, não sabe como reagir, pois, mesmo tendo temperamento explosivo, era um cavalheiro. Era bizarro. Daí a pouco, retorna o  diretor:

- Maestro, o público o espera. – E com um sorriso no rosto, abre caminho para o gênio do violão dirigir-se ao palco.

Aperreado com o murmúrio do público que chega até ele, Andrés Segóvia decide ir ele mesmo dar a nóticia. Turibio não conta exatamente assim, mas eu suponho que Segóvia pega o violão e leva consigo como quem quisesse junto a si seu fiel companheiro. Vai enfrentar seu maior desafio, avisar que não vai tocar. Violão em punho, sobe ao palco, onde a multidão o acolhe fervorosamente. Tomado pelo entusiasmo, Segóvia se sente na obrigação de ao menos dar algumas dedilhadas... suponho. Mas eis que o concerto prossegue, impecável, contagiante. Os aplausos são comoventes e Segóvia está feliz. Num momento, alguém da produção se aproxima dele:

- Maestro, o senhor percebeu que o diretor é surdo?  

É provável que Andrés Segovia tenha se lembrado lembrado do querido amigo Heitor Villa-Lobos, que parecia possuir a incrível capacidade de absorver, em si, algo que podemos chamar brasilidade, a impressionante junção de opostos que nos une, apesar da multiplicidade de cores e sotaques.

Andres Segóvia

Segóvia, a irmã de Villa e o maestro, em primeiro plano

Mentira... Ou não? De fato, não importa, mas, evidentemente, não! É a mais pura verdade! E, modestamente, muitas histórias (ou lendas) deixaram de ser mencionadas. Uma delas: Turibio foi realmente professor do João Omar, o filho do Elomar? Ou deu algumas aulinhas, como costumava dizer o Elomar, ao apresentar o filho, exímio violonista?

Turíbio Santos é um artista com ressonância planetária que nunca deixou de ser brasileiro. É o que se chama fiel às raízes musicais e de alma. É daqueles brasileiros que verdadeiramente nos representam. É um gênio ao qual se juntam Villa-Lobos, Tom Jobim, João Pernambuco, Egberto Gismonti, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Cartola, Vital farias, João Pernambuco, Chiquinha Gonzaga, Elis Regina e tantas outras estrelas.


Turíbio Santos

São dotados de talento, paixão, alegria e entusiasmo pela vida. Isso os torna capazes de realizar proezas que resistem a qualquer lógica cartesiana. Essa “biografia” um tanto delirante de Turíbio Santos poderia ter sido escrita a quatro mãos com o mestre Ariano Suassuna.  Seria um livro enorme, mas  a gente iria ler com prazer, orgulho e alegria. O mestre paraibano de nascimento e recifense por adoção  seria capaz de dosar ironia, deboche, paixão, alegria e amor pela vida, sob os aplausos de Darci Ribeiro.

 Nossos artistas, de todas as artes, do romance aos estádios e palcos, exercem simultaneamente muitos outros ofícios, mas especialmente o de garimpeiros e ourives. Mas também poderiam Alquimistas, pois descobrem e fabricam tesouros!

Viva a Cultura, a Arte e o Povo Brasileiro!


quarta capa do livro


Villa tocando cuíca


Villa ao violão

 

Adbox